Ignorado pelo Oscar, Apocalipse nos Trópicos é indicado ao Bafta

O documentário brasileiro Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa e Alessandra Orofino, foi oficialmente indicado ao Bafta 2026 na categoria Melhor Documentário, segundo a lista de indicados divulgada nesta terça-feira (27) pela Academia Britânica de Cinema e Televisão — premiação muitas vezes chamada de “Oscar britânico”.
A obra, que examina a influência de lideranças evangélicas na política brasileira e traça um panorama sociopolítico do país envolvendo figuras como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), acabou ficando de fora da lista final de indicados ao Oscar 2026, apesar de ter circulado em festivais internacionais e gerado grande repercussão crítica.
Também concorrem como aa categoria de Documentário: 2000 Meters To Andriivka, Mr. Nobody Against Putin, Seymour Hersh: Em Busca da Verdade e A Vizinha Perfeita.
Além de Apocalipse nos Trópicos, o Brasil marcou presença no Bafta com outras indicações: o longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorre ao Melhor Filme em Língua Não Inglesa e ao Melhor Roteiro Original, enquanto o fotógrafo Adolpho Veloso foi indicado ao prêmio de Melhor Fotografia pelo seu trabalho em Sonhos de Trem. Ambos trabalhos foram nomeados em categorias da 98ª edição do Oscar.
A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 22 de fevereiro de 2026 em Londres.



Comentários: