IA mede público em tempo real e revela números impressionantes do Festival Virada Salvador 2026

Sistema de inteligência artificial monitora público, densidade e horários de pico na Arena O Canto da Cidade

Entretenimento
IA mede público em tempo real e revela números impressionantes do Festival Virada Salvador 2026
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Pelo terceiro ano consecutivo, a contagem de público do Festival Virada Salvador está sendo realizada em tempo real por meio de tecnologia de Inteligência Artificial (IA). O sistema Megan, desenvolvido pela startup baiana Hive Computer Vision, contabiliza com precisão o número de pessoas presentes na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, durante a edição 2026 do maior Réveillon público do Brasil.

A tecnologia é utilizada em parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela organização do evento, e com a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), que ampliou de 50 para 70 câmeras de monitoramento espalhadas por todo o perímetro da festa.

Com o uso da IA Megan, foi possível registrar que mais de 550 mil pessoas passaram pela arena nos três primeiros dias do festival, entre sábado (27) e segunda-feira (29). Os dados mostram crescimento progressivo de público: cerca de 170 mil pessoas no primeiro dia, 180 mil no segundo e 200 mil no terceiro dia de programação.

Além da contagem geral, a IA analisa em tempo real a densidade das multidões, os horários de pico e os padrões de circulação do público de acordo com cada apresentação. As informações auxiliam diretamente na gestão da segurança, logística e organização do evento.

O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou que o sucesso do festival vai além do Palco Sol. “Temos ainda a Feira Elabore, Arena Game, pista de skate e o Palco Brisa, que fortalecem a economia criativa e ampliam as experiências do público”, afirmou.

O sistema Megan está conectado às câmeras fixas e a drones distribuídos por toda a arena, além de integrar imagens de oito câmeras da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo Alan Chabi, diretor de operações da Hive Computer Vision, a ferramenta gera diariamente um dashboard completo, com gráficos interativos, mapas de calor e análises comparativas com edições anteriores.

“É possível monitorar em tempo real a contagem de pessoas, a densidade das multidões e identificar áreas de maior fluxo. Isso otimiza desde a logística até a tomada de decisões durante o evento”, explicou.

Segundo a organização, o Festival Virada Salvador é atualmente o único evento de grande porte no Brasil a utilizar esse tipo de tecnologia de IA de forma integrada e contínua.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.