Hospital Costa dos Coqueiros é inaugurado e reforçará rede de saúde de Camaçari e região

O serviço de saúde pública ganhou um reforço nesta quinta-feira (27) com a inauguração do Hospital Estadual Costa dos Coqueiros, na divisa entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, na altura de Busca de Vida. O investimento em obras e equipamentos é de R$ 30,4 milhões.
Primeiro hospital de transição e longa permanência do Brasil, a unidade foi concebida para acolher pacientes que já receberam alta hospitalar, mas ainda precisam de cuidados contínuos, reabilitação e suporte especializado antes do retorno ao ambiente domiciliar.
Dispondo de 90 leitos de internação de média complexidade — sendo 60 voltados a pacientes em reabilitação clínica e 30 destinados a condições crônicas complexas, incluindo pelo menos dez leitos para pessoas com osteomielite — o equipamento oferecerá atendimento ininterrupto e contribuirá diretamente para desafogar demandas específicas, como as do Hospital Geral de Camaçari (HGC), além de fortalecer a rede de saúde de toda a região.
O prefeito Luiz Caetano enfatizou o impacto regional da iniciativa. “Camaçari vem se consolidando como referência em saúde pública. Um trabalho conjunto com o Estado, com o Governo Federal, este equipamento representa mais dignidade, acolhimento e cuidado para nossa população e toda região”, declarou.
O governador Jerônimo Rodrigues realçou a dimensão pioneira da obra. “Este hospital inaugura uma nova etapa no cuidado à saúde na Bahia e no Brasil. Estamos falando de um modelo inovador, que complementa a rede e garante que cada paciente tenha o tempo e o suporte adequados para sua recuperação plena”, afirmou.
Também presente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a unidade dialoga com políticas nacionais de atenção integral. “Cuidar de forma continuada é fundamental. Este hospital de reabilitação simboliza um avanço estratégico, que melhora o fluxo no sistema, amplia a capacidade de atendimento e coloca a Bahia na vanguarda das práticas de longa permanência”, pontuou.
A secretária de Saúde de Camaçari, Rosangela Almeida, ressaltou que o Hospital Costa dos Coqueiros vem para complementar a rede de saúde pública do município. “Um equipamento maravilhoso, de cuidados prolongados, reforçando a rede de saúde da Bahia e da região metropolitana. Esse hospital se constituirá como rede de apoio ao nosso Hospital Geral de Camaçari e à nossa UPA de Abrantes, que está sendo construída”, celebrou.
Para a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, o Hospital Estadual Costa dos Coqueiros integra uma estratégia maior de investimentos na saúde regional. “Com este hospital, ampliamos nossa capacidade de acolher e oferecer suporte qualificado aos pacientes. É um reforço na assistência de saúde do nosso SUS, um reforço para Camaçari, para toda nossa região metropolitana”, avaliou.
Com estrutura moderna, equipe multidisciplinar e protocolo assistencial voltado à reabilitação, o Hospital Estadual Costa dos Coqueiros se posiciona como um equipamento estratégico para o reequilíbrio do fluxo assistencial em toda a RMS. Mais do que ampliar leitos, a unidade inaugura um novo conceito de cuidado, baseado na transição assistida, autonomia progressiva do paciente e redução de pressões sobre hospitais gerais.



Comentários: