Homicídios caem 30% na Bahia, segundo Anuário da Segurança
Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta queda histórica nas mortes violentas no estado entre 2016 e 2024

Os Anuários do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma das principais referências em dados sobre violência no Brasil, revelaram uma queda de 30% na taxa de homicídios dolosos na Bahia entre os anos de 2016 e 2024.
De acordo com os dados, a taxa de assassinatos no estado caiu de 41,3 para 29 mortes a cada 100 mil habitantes nesse período. A nova edição do Anuário foi divulgada no final de julho e reforça os avanços obtidos na área da segurança pública baiana ao longo dos últimos anos.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, atribui a redução à contratação de seis mil novos profissionais para as Forças Policiais e de Bombeiros, além de investimentos em tecnologia, inteligência, criminalística e modernização da estrutura de segurança.
“A diminuição de 12,3 pontos tem relação direta com as novas contratações, aquisições de equipamentos e ampliação do uso da tecnologia”, destacou Werner.
Ele ressaltou ainda que o trabalho segue em andamento, com foco na desarticulação do crime organizado e na integração com outras esferas do sistema de justiça.
“Sabemos do nosso desafio e seguiremos integrando esforços entre as Forças Estaduais e Federais da Segurança, além de atuar em parceria com outras instituições, a exemplo da Justiça e do Ministério Público”, completou.
Comentários: