Halterofilismo paralímpico: Unijorge e Comitê Brasileiro lançam aulas gratuitas em Salvador

O Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBa), sediado no Campus Paralela da Unijorge em Salvador, ampliou suas opções esportivas. Em uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o centro passou a oferecer aulas gratuitas de halterofilismo paralímpico. A modalidade foi destinada a homens e mulheres com deficiência nos membros inferiores, paralisia cerebral ou nanismo, a partir de 13 anos.
A aula inaugural da nova modalidade aconteceu na última sexta-feira (19), no Centro Esportivo da Unijorge. A inclusão do halterofilismo visou oferecer mais oportunidades para a comunidade paradesportiva. A modalidade, que tem como base o movimento do supino, proporcionou não só o desenvolvimento de força e resistência muscular, mas também benefícios como melhora na coordenação, equilíbrio e circulação.
Wilson Brito Filho, supervisor do CRPBa e professor da Unijorge, destacou a importância da iniciativa. “Esse esporte melhora ainda a coordenação, equilíbrio e circulação, auxilia na concentração e no foco, e promove autoestima, bem-estar, inclusão e qualidade de vida”, explicou.
Além do halterofilismo, o Centro de Referência já oferecia outras modalidades para jovens com deficiência, de 7 a 17 anos, como badminton, tiro com arco, bocha, atletismo, goalball e tênis de mesa. Os participantes também contaram com um acompanhamento multidisciplinar de estudantes dos cursos de Psicologia e Educação Física da Unijorge.
Como participar das aulas
Para participar das aulas de halterofilismo e de outras modalidades, é necessário se inscrever pelo e-mail centroparalimpicobahia@gmail.com. Os interessados devem enviar laudo médico com CID, nome completo, telefone do responsável e e-mail. As vagas são voltadas para jovens com deficiência motora, paralisia cerebral, deficiência visual ou intelectual.
Comentários: