Grupo Gay da Bahia se pronuncia sobre acidente em banheiro do metrô: “Falta de espaços seguros é a causa”

Bahia
Grupo Gay da Bahia se pronuncia sobre acidente em banheiro do metrô: “Falta de espaços seguros é a causa”
Imagem: Reprodução

O Grupo Gay da Bahia (GGB) emitiu uma nota oficial sobre o incidente ocorrido na última quinta-feira (26) na Estação Bairro da Paz, em Salvador, onde um jovem ficou ferido após um acidente durante um ato sexual em um dos banheiros do Metrô. O caso ganhou maior repercussão neste sábado (28), gerando discussões sobre a segurança e os direitos da comunidade LGBT+ em espaços públicos.

O acidente aconteceu quando a pia, usada como apoio durante o ato sexual, cedeu e feriu um dos envolvidos. Em sua manifestação, o GGB destacou que, embora este não seja um caso isolado, é a primeira vez que um incidente dessa natureza, envolvendo lesões corporais graves, ganha destaque na mídia. Marcelo Cerqueira, presidente do grupo, apontou que a utilização de espaços públicos para encontros sexuais é uma realidade recorrente dentro da comunidade LGBT+. “A falta de espaços seguros e privados, especialmente para jovens, somada à estigmatização e repressão social, leva muitos a buscar locais públicos como os banheiros para viver sua sexualidade”, explicou.

O GGB também ressaltou que, embora o incidente tenha gerado uma cobertura focada na comunidade gay, o comportamento de utilizar espaços públicos para encontros sexuais não é exclusivo de nenhum subgrupo específico. “Este tipo de comportamento ocorre em diversas realidades sociais e pode ser influenciado por uma série de fatores psicossociais e culturais”, concluiu a instituição

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.