Governo Lula vai retirar concessões da BR-324 e da BR-116 da ViaBahia, garante Rui Costa
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), garantiu no último sábado (21), durante ato de campanha do deputado federal Waldenor Pereira (PT) à prefeitura de Vitória da Conquista, que o governo federal irá retirar a ViaBahia das concessões da BR-324 e da BR-116, por descumprimento contratual.
Segundo Rui, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a realizar, desde janeiro de 2023, uma revisão geral dos contratos federais de concessão de rodovias. De lá para cá, foram encontrados problemas em 16 casos, sendo dois deles os referentes à BR-324 e BR-116, duas das três maiores estradas da Bahia.
Entre as exigências que não estariam sendo cumpridas pela ViaBahia, está a realização de obras, como a recuperação do pavimento asfáltico e iluminação da pista. O prazo para que a concessionária entrasse em um acordo com o governo federal para a execução das obrigações contratuais se encerrou na última quinta-feira (19).
“Não se chegou a um acordo. Nós solicitamos, então, que a ViaBahia saísse, deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. Ou seja, o governo vai retirar a ViaBahia da concessão”, assegurou Rui, alertando que o caso ainda deve ser analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
“Se o TCU entender justo e acertado o encaminhamento para a retirada, a Via Bahia sai em dezembro”, complementou o ministro da Casa Civil.
Comentários: