Governo Lula convoca reunião urgente após Trump anunciar captura de Maduro, diz colunista
Reunião no Itamaraty discute ofensiva dos EUA à Venezuela e possíveis impactos para o Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência para a manhã deste sábado (3) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante uma ofensiva militar norte-americana no país vizinho.
De acordo com informações do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o encontro está marcado para às 10h e deve ocorrer no Itamaraty, em Brasília. A reunião contará com a presença de ministros, assessores presidenciais e integrantes da diplomacia brasileira para avaliar os impactos da invasão dos Estados Unidos à Venezuela e definir os próximos passos do Brasil diante da escalada do conflito.
Ainda segundo a coluna, há expectativa de que o presidente Lula participe da reunião de forma remota. O petista está de férias na base da Marinha, em Marambaia, no Rio de Janeiro, e já foi informado por seus assessores sobre o anúncio feito por Donald Trump. Lula avalia se antecipará o retorno a Brasília, já que, inicialmente, o retorno do recesso estava previsto apenas para a próxima segunda-feira (6).
O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre o episódio. Antes de qualquer posicionamento do Palácio do Planalto, líderes internacionais começaram a reagir ao ataque. Aliados históricos do governo venezuelano, como Irã, Cuba e Rússia, divulgaram notas condenando a ação militar dos Estados Unidos. Em sentido oposto, a Argentina, governada por Javier Milei, aliado político de Trump, demonstrou apoio à ofensiva norte-americana.



Comentários: