Governo Jerônimo inicia obra de requalificação do CSU de Feira de Santana

Bahia Notícias
Governo Jerônimo inicia obra de requalificação do CSU de Feira de Santana
Foto: Feijão Almeida / GOVBA

Atividades de lazer e inclusão social vão ganhar um novo espaço em Feira de Santana, com o anúncio da primeira etapa das obras de requalificação do Centro Social Urbano (CSU), na manhã desta quinta-feira (12), no município. O equipamento de integração comunitária está inserido no Bahia Pela Paz e sediará atividades e serviços do programa, que tem a juventude de comunidades baianas como público prioritário.

O CSU de Feira será o primeiro do interior a ser modernizado, com investimento de R$ 9 milhões do governo estadual, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Cerca de 25 mil pessoas por mês têm acesso a serviços, aulas de dança, música, pilates e outras iniciativas realizadas no local.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enfatizou que a reforma dos CSUs é fundamental para a atuação junto ao programa Bahia Pela Paz.

“É para fazer enfrentamento às questões de inclusão e de segurança pública. Então, a segurança pública diz respeito à polícia, mas não é só sobre polícia. Vamos trabalhar o aspecto do emprego, do cuidado. Nós estamos montando uma metodologia de atendimento com atenção especial à saúde, à cultura, à juventude, à igualdade racial, aos direitos das mulheres. A infraestrutura será repaginada, mas, também, o projeto pedagógico dos CSUs”, frisou Jerônimo.

Como parte das ações do ‘Bahia Sem Fome’, serão realizadas, ainda, atividades de plantio com os moradores de Feira de Santana na horta comunitária do CSU. Ela estará aberta para uso e cuidado coletivo. Ao todo, são 23 CSU’s na capital e no interior da Bahia. Na primeira etapa, o Centro Social Urbano de Feira de Santana vai ter os muros e quadras recuperados e cobertos.

De acordo com o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, os CSUs têm um papel fundamental na promoção dos direitos humanos.

“O CSU é, justamente, esse organismo vivo, onde a comunidade tem a oportunidade de se capacitar, de ter acesso à cultura. Isso é muito importante, porque polícia é segurança pública, mas segurança pública não é só polícia. A comunidade vai estar mais perto das forças de segurança, das secretarias de Estado, que vão entender suas necessidades, fazendo uma atuação intersetorial”, avaliou Werner.

Jerônimo também autorizou a abertura de licitação para a segunda etapa da requalificação, que prevê a modernização do espaço, o aumento da acessibilidade e a instalação de um restaurante comunitário, construído do zero. Em Feira de Santana, serão fornecidas de 500 a 1000 refeições por dia.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.