Governo Jerônimo espera afastamento de Marão em Ilhéus após operações da PF

Bahia Notícias
Governo Jerônimo espera afastamento de Marão em Ilhéus após operações da PF
Foto: Divulgação / GOVBA

Por Lula Bonfim

Após duas operações realizadas pela Polícia Federal em Ilhéus, em um período de cinco dias, lideranças do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) já consideram a possibilidade da Justiça determinar o afastamento do prefeito Mário Alexandre (PSD), o Marão, do comando do município.

Conforme apuração do portal Sou da Bahia, a expectativa do governo é que a Justiça dê um fim na tentativa de interferência de Marão nas eleições municipais de 2024. O prefeito, segundo as investigações, estaria usando a máquina pública para favorecer seu candidato à sucessão, Bento Lima (PSD).

Apesar de Marão e Bento integrarem o PSD, partido da base do governo, a candidatura apoiada oficialmente por Jerônimo é a da ex-secretária estadual Adélia Pinheiro (PT), que lançou seu nome após articulação de bastidores liderada pelo ministro da Casa Civi, Rui Costa (PT), e pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder governista na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Após uma gestão avaliada negativamente em Ilhéus, Marão escolheu lançar a candidatura de seu então “supersecretário” Bento Lima, investigado por desvios de verbas federais no período da pandemia de Covid-19. A predileção do prefeito por seu amigo gerou insatisfação na base da administração municipal, que acabou rachando.

O governo do estado chegou a mandar um recado para Marão em 2023: se a escolha fosse por Bento, a aliança estaria rompida. Mantida a candidatura do supersecretário, o PT avançou com o nome de Adélia e ganhou o apoio até do atual vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB), também insatisfeito com a escolha do gestor municipal para a sucessão.

Ilhéus hoje é vista pelo PT como uma de suas principais chances de vitória, dentre as grandes cidades do estado, junto a Barreiras, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Apesar de não ter havido nenhuma pesquisa oficial para a disputa eleitoral ilheense em 2024, nos bastidores, os apoiadores de Adélia enxergam que Bento Lima passa a ser carta fora do baralho após as operações da PF.

O próprio PSD já sugeriu para Marão e Bento Lima a retirada da candidatura da legenda em Ilhéus, o que abriria espaço para Adélia Pinheiro. Com o racha na base, grupo governista teme ser surpreendido pela candidatura de Valderico Júnior (União Brasil).

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.