Governo investe R$ 54 milhões e amplia Corra pro Abraço para mais cidades da Bahia
Programa de prevenção social da violência vai chegar a novas cidades, garantir acolhimento e ampliar inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O alcance do programa Corra pro Abraço será ampliado na Bahia com um investimento de R$ 54 milhões. A iniciativa, que integra o Bahia pela Paz, tem como foco a prevenção social da violência e o cuidado de populações em situação de vulnerabilidade, sobretudo jovens de 12 a 29 anos.
O governador Jerônimo Rodrigues assinou nesta segunda-feira (22) os termos de colaboração com as organizações da sociedade civil selecionadas para executar as ações. O programa passa a atuar em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Camaçari, além de reforçar o atendimento em diversos bairros de Salvador.
Acolhimento e inclusão
Durante o evento, realizado no prédio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Jerônimo destacou o caráter humano da iniciativa.
“Esse aqui é o abraço da chegada de um conjunto de políticas públicas de atenção, de afeto. É o abraço da saída daqueles e daquelas que pretendem receber de nós a força para sair das drogas, do crime e do anonimato, para chegar a uma nova vida”, afirmou o governador.
Executado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o Corra pro Abraço promove redução de riscos e danos, além de oferecer cuidado humanizado e acesso a políticas públicas, cultura e à rede de atenção psicossocial.
Gestão nos territórios
As organizações responsáveis pela execução foram definidas em edital. Em Salvador, a gestão ficará com o Cria, em conjunto com a Iniciativa Negra, o É de Lei, a Associação Folia Africana e Carnavalesca e a Cipó. Já em Feira de Santana e Camaçari, a execução será feita pela Comunidade Cidadania e Vida (Convida). Em Vitória da Conquista e Jequié, pela Cipó em parceria com o Instituto Idase.
Para fortalecer a atuação em Salvador, o governador assinou também a cessão de dois imóveis do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) no Pelourinho, que servirão como pontos de acolhimento e convivência para pessoas em situação de rua.
Direitos e cidadania
Na mesma cerimônia, Jerônimo sancionou a lei que garante a gratuidade ilimitada na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas de baixa renda, em situação de rua ou com mais de 60 anos. A medida amplia a política já existente, retirando o limite de uma emissão gratuita por ano.
CIAMP empossado
O evento também marcou a posse dos novos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (CIAMP). O colegiado reúne representantes do poder público e da sociedade civil.
A coordenadora do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Maria Sueli Oliveira, destacou o impacto da medida:
“Esse comitê vai agregar muito. Vamos ter muitos resultados com o empenho do governador, da secretária Fabya Reis e de toda a equipe. Não tenho dúvida que será muito potente”.
Cultura de paz
Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, a expansão do programa é um marco.
“Esse é um dia histórico, porque reafirma nosso compromisso com as populações mais vulnerabilizadas. A expansão do Corra pro Abraço representa o fortalecimento nos nossos territórios e a atuação do Governo do Estado”, afirmou.
O Bahia pela Paz tem como missão articular ações integradas de educação, cultura, inserção no mercado de trabalho e cidadania em áreas de maior vulnerabilidade, promovendo uma Cultura de Paz para jovens e famílias.
Comentários: