Governo da Bahia recebe primeiro carregamento de trilhos para o VLT de Salvador

Governo da Bahia recebe primeiro carregamento de trilhos para o VLT de Salvador
Foto: Thuane Maria / GOVBA

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador teve mais um avanço, com o desembarque dos primeiros carregamentos de trilhos no canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Quatro carretas chegaram à capital baiana no final da tarde dessa segunda-feira (16). Até a quinta (19), mais quatro carretas devem chegar à cidade, totalizando o transporte de 369 barras de trilhos.

Além dos trilhos, foram adquiridos, após negociação entre os governos do Estado da Bahia e do Estado do Mato Grosso, um conjunto de equipamentos que inclui, também, sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e de telecomunicações, somando um investimento de R$ 106 milhões. O transporte segue um cronograma planejado, com a entrega realizada em etapas, até março de 2025.

De acordo com a diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Claudia Nascimento, a compra gerou uma economia bastante significativa para o Estado. “Esses materiais estão em perfeitas condições de uso e todos foram atestados tecnicamente. Economizamos em torno de R$ 70 milhões, porque se fôssemos para o mercado comprar, teríamos um gasto muito maior”, explicou.

O VLT de Salvador vai abranger três trechos, da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento total das obras, reunindo os três lotes, é de mais de R$ 5 bilhões. Por onde passar, o modal vai representar transporte com rapidez, segurança, conforto e será um vetor de desenvolvimento econômico.

O novo moal teve autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso, pelo valor de R$ 820 milhões, representando uma economia de 37,5% em cada VLT. A previsão é de que os primeiros testes do sistema tenham início em 2026. Também já estão sendo realizados estudos para que a obra seja ampliada, da Calçada até o Comércio.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.