Governo da Bahia dá início a mutirão com 40 mil mamografias grátis na capital e interior

Campanha "Outubro Rosa" mira diagnóstico precoce do câncer de mama e facilita agendamento online; Veja como garantir seu exame

Bahia Política
Governo da Bahia dá início a mutirão com 40 mil mamografias grátis na capital e interior
Fotos: Amanda Ercília/GOVBA

Aos 46 anos, Caliane Pereira foi uma das primeiras pacientes a ter acesso às 40 mil mamografias disponibilizadas pelo Governo do Estado para mulheres com idade entre 40 e 69 anos, durante o mês de outubro na Bahia. A abertura oficial da campanha de rastreamento e combate ao câncer mama, o Outubro Rosa, aconteceu nesta quarta-feira (1º), na Arena Fonte Nova, em Salvador, na presença do vice-governador Geraldo Junior, com atendimento nas nove carretas móveis que farão exames de forma itinerante em 14 bairros da capital baiana até o final deste mês. Já no interior, o atendimento será feito em 24 municípios. Os exames poderão ser agendados previamente pelo BA.GOV.BR.

“O agendamento foi muito bom, inclusive foi fácil, online, gostei muito. Cheguei aqui e fiquei surpreendida com o atendimento, porque foi super rápido também. Achei que fosse demorar, mas não, já estou prestes a ser atendida. Gostei muito, muito mesmo. É muito importante fazer a mamografia”, comentou Rose antes de realizar o exame. O calendário completo dos atendimentos está disponível no site da Secretaria de Saúde (Sesab) (www.saude.ba.gov.br).

“A campanha do Outubro Rosa é uma ação concreta para salvar vidas de milhares de mulheres. Estamos garantindo acesso ao diagnóstico precoce e ampliando a rede de prevenção em todo o estado, envolvendo os hospitais regionais e todas as policlínicas espalhadas pelo estado. Hoje, as mulheres com agendamento na Fonte Nova tiveram garantida a gratuidade no metrô”, destacou o vice-governador Geraldo Júnior.

Em Salvador, as estruturas móveis estarão em Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe e Caminho das Árvores — cada uma com capacidade de realizar até 154 exames por dia. No interior, as Policlínicas Regionais receberão as iniciativas nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. Os agendamentos devem ser realizados nas Secretarias Municipais de Saúde.

Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana detalhou que, além do mutirão, o programa Rastreio de Câncer de Mama, da Sesab, tem intensificado o diagnóstico precoce da neoplasia na Bahia. “De 2023 para cá, quase meio milhão de mamografias foram realizadas, em pactuação com os municípios, e no mês de outubro as carretas, que têm dois mamógrafos cada, vão realizar 33 mil exames aqui, em Salvador, e sete mil no interior do estado. A detecção precoce do câncer de mama aumenta em até 90% a chance de cura, por isso faremos um grande mutirão esse ano”, enfatizou.

Estatísticas

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 4.230 novos casos serão diagnosticados, somente na Bahia, em 2025. Dados da Sesab também registraram 912 óbitos pela doença até 18 de setembro deste ano, além de 2.842 internações. Em 2024, foram 1.349 mortes e 5.259 internações, enquanto em 2023 os números chegaram a 1.224 óbitos e 4.013 internações. O câncer de mama é a neoplasia mais incidente entre mulheres no país.

Para Rose Passos, de 47 anos, o mutirão é a oportunidade de fazer um rastreamento rápido anualmente, já que, no caso dela, o óbito da mãe pelo câncer de mama acendeu um alerta para a própria saúde. “Eu perdi minha mãe para essa doença, ela faleceu aos 55 anos. Linda, maravilhosa, com aquele cabelão e, em um ano e meio, eu a perdi. Foi um baque enorme para mim, eu tinha 33 anos na época. Desde essa idade eu faço minha mamografia, porque sou paciente de risco. Todas as mulheres deveriam fazer também, pela própria saúde”.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.