Governo da Bahia autoriza ampliação do sistema de abastecimento de água de Irecê

Água será captada do Rio São Francisco

Bahia
Governo da Bahia autoriza ampliação do sistema de abastecimento de água de Irecê

O Governo da Bahia segue investindo no reforço do abastecimento e na segurança hídrica no estado. Nesta sexta-feira (20), o governador em exercício Geraldo Júnior autorizou a publicação da licitação para a primeira etapa da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Irecê, com foco na Estação de Tratamento localizada em Itaguaçu da Bahia.

“Realizamos visitas, entregamos obras e anunciamos, com publicação no Diário Oficial, novos investimentos em segurança hídrica. É mais água para a população, em uma obra de grande importância que vai transformar vidas, fruto da parceria entre os governos federal, estadual e municipal”, destacou Geraldo.

Os serviços serão executados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (SIHS), e devem beneficiar mais de 419 mil pessoas em Irecê e nos municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Central, Cafarnaum, Ibititá, Ibipeba, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.

A água será captada do Rio São Francisco. A obra prevê o aumento da capacidade de tratamento da estação já existente, saindo de 500 litros para 1000 litros por segundo, com a implantação de um novo módulo, além de melhorias na estação de tratamento de lodo e a instalação de leitos de secagem.

“O novo sistema vai garantir o abastecimento de água na região de Irecê pelos próximos 30 anos. Uma obra muito importante para as 16 cidades impactadas. Além disso, o Governo do Estado autoriza mais R$ 40 milhões para ampliar o esgotamento sanitário da cidade, elevando a cobertura para 60%, melhorando a qualidade de vida da população”, disse o presidente da Embasa, Gildeone Almeida.

Barragem de Mirorós

De acordo com o ministro Rui, será autorizada ainda a duplicação da Barragem de Mirorós, em Ibipeba, com reflexo em Irecê, trazendo avanços para a região. A obra está inserida no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O investimento é de R$ 80 milhões.

“São dois avanços importantes: reforça e estabiliza o abastecimento humano e amplia a oferta de água para a produção, fortalecendo a geração de emprego e de alimentos. São investimentos que representam o cuidado com as pessoas”, considerou o ministro Rui.

Durante a passagem pelo município, Geraldo Júnior, ao lado do ministro Rui Costa e do prefeito Murilo, também inaugurou a nova sede da Escola Municipal Professora Carmosina Santos Lopes.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.