Governo da Bahia apoia 15 bloquinhos e fortalece o pré-Carnaval no Santo Antônio Além do Carmo
Fanfarras, cortejos e marchinhas animam o Centro Histórico entre os dias 5 e 13 de fevereiro com apoio do Governo do Estado

Os tradicionais bloquinhos de rua seguem como parte essencial da identidade do Carnaval de Salvador e, em 2026, contam mais uma vez com o apoio do Governo da Bahia. No bairro histórico do Santo Antônio Além do Carmo, 15 bloquinhos realizam desfiles entre os dias 5 e 13 de fevereiro, reforçando a diversidade cultural e o caráter democrático da folia pré-carnavalesca na capital baiana.
Com fanfarras, cortejos, fantasias, marchinhas e batucadas, os bloquinhos reúnem foliões de todas as idades e atraem moradores, visitantes e turistas que buscam uma alternativa ao modelo tradicional do Carnaval de grandes circuitos. A iniciativa integra a programação oficial do Carnaval da Bahia 2026, promovendo uma festa inclusiva e conectada às tradições do Centro Histórico de Salvador.
Desde os anos 2000, os bloquinhos do Santo Antônio Além do Carmo vêm se consolidando como uma expressão espontânea, lúdica e comunitária do Carnaval soteropolitano. Há três anos, o movimento recebe apoio institucional do Governo do Estado, fortalecendo a ocupação cultural do bairro e garantindo infraestrutura para a realização dos desfiles. Entre os grupos que animam as ruas estão Rodante, Bloco De Hoje a Oito, Luzes da Ribalta, Rolinha Preguiçosa e Urso da Meia-Noite, entre outros.
Para Adriano Marques, um dos organizadores do movimento e criador do bloco De Hoje a 8, o apoio governamental foi decisivo para a consolidação da iniciativa. “Ao longo de 18 anos de Carnaval no Santo Antônio, as tradições foram se enraizando e o espírito comunitário do movimento foi percebido e respeitado, de forma muito sensível pelo Governo da Bahia. Sem esse apoio, o movimento não conseguiria ocupar o espaço que hoje ocupa”, afirmou.
Além dos bloquinhos do Santo Antônio Além do Carmo, outros festejos que antecedem o Carnaval também integram a programação oficial de 2026, como o movimento Palhaços do Rio Vermelho, o tradicional Banho de Mar à Fantasia e diversos ensaios espalhados pela cidade. Essas manifestações culturais foram reconhecidas como parte da campanha “Carnaval da Bahia. Estado de Alegria”, lançada no dia 4 de fevereiro, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.
O Carnaval de Salvador 2026 conta com um amplo conjunto de ações coordenadas pelo Governo da Bahia, resultado de uma integração interinstitucional que envolve mais de 40 órgãos estaduais. A atuação conjunta tem como foco o cuidado com a população, a promoção da segurança e a valorização da diversidade cultural.
Além de apoiar os festejos pré-carnavalescos, o Estado garante uma programação robusta durante o Carnaval, com mais de 180 atrações sem corda e incentivo direto aos blocos de matriz africana — como afros, afoxés, blocos de samba, reggae e blocos de índios — por meio do Programa Ouro Negro, reafirmando o compromisso com uma festa plural, democrática e inclusiva.



Comentários: