Governador sanciona leis para criação de novos comandos e promove oficiais da Polícia Militar

Governador Jerônimo Rodrigues sanciona leis que criam novos comandos regionais, batalhões, companhias independentes e promove oficiais em ato no CAB.

Polícia
Governador sanciona leis para criação de novos comandos e promove oficiais da Polícia Militar
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

A segurança pública na Bahia recebeu um grande reforço nesta segunda-feira (8). O governador Jerônimo Rodrigues sancionou leis que autorizam a criação de novos comandos regionais, batalhões e companhias independentes da Polícia Militar da Bahia (PMBA), além da abertura de cargos estratégicos para ampliar o alcance e a eficiência no combate à criminalidade.

O ato, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, marca um passo importante na política estadual de enfrentamento à violência.

Investimento e descentralização

“Esses projetos fazem parte de um grande esforço de reorganização e mostram como estamos ampliando o alcance e a eficiência da segurança em todo o território baiano. É o intermédio entre o que estamos fazendo com a segurança pública e a responsabilidade de poder ajudar a construir uma Bahia mais segura”, destacou o governador.

A iniciativa também contempla a promoção de 90 tenentes-coronéis, 95 majores e 114 capitães, fortalecendo o quadro de comando da corporação.

Novos comandos e batalhões da PMBA

Entre as novidades, estão a criação de três comandos regionais em Jequié, Alagoinhas e Irecê, além da implementação de novos batalhões em:

  • Nordeste de Amaralina
  • Itapuã
  • Feira de Santana
  • Eunápolis
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Jacobina
  • Valença
  • Candeias

Já os municípios de Cafarnaum, Monte Santo, Conceição do Jacuípe, Cachoeira e Xique-Xique passarão a contar com companhias independentes, aproximando a atuação policial das comunidades locais.

Impacto direto para a população

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou que a mudança vai além da parte administrativa:
“De 2023 para cá, já são duas reestruturações. Estamos fortalecendo a PM e a Polícia Civil, criando condições para intensificar as operações contra a violência e oferecer mais tranquilidade à população”, destacou.

Para o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Magalhães, as medidas representam um avanço histórico:
“Isso é resultado de uma demanda que levamos ao governador, que demonstra sensibilidade e compromisso com a segurança pública, investindo de forma direta e transversal.”

Reconhecimento interno

A oficial Dulce Tarapow, promovida ao posto de tenente-coronel, comemorou a conquista:
“Com mais comandos regionais, ocorre a descentralização, trazendo um olhar mais individualizado e atuante para cada região. É um momento de realização pessoal e profissional para todos nós da corporação.”

Segurança mais próxima do cidadão

O secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, reforçou que o objetivo é fortalecer a presença do Estado em todas as regiões:
“Não se trata apenas de ampliar a sensação de segurança, mas de garantir presença efetiva tanto na capital quanto no interior.”

Com a reestruturação, a Bahia dá mais um passo para fortalecer a PMBA e intensificar o combate à criminalidade, aproximando ainda mais a polícia da população e consolidando a política de segurança como prioridade do governo estadual.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.