Geraldo assegura implantação do programa “Novos Horizontes” para reduzir danos na atenção primária
Durante “Caminhada do 15” que percorreu os bairros de Caixa D’água e Pau Miúdo, na tarde desta segunda-feira (23), o candidato à Prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), reforçou seu compromisso com a democratização do acesso à saúde e garantiu a criação do programa “Novos Horizontes”, que visa reduzir os danos existentes na atenção primária de saúde no município.
Segundo Geraldo, caso eleito, sua gestão ao lado de Fabya Reis (PT), candidata a vice-prefeita, terá a atenção básica como prioridade. “Por mais que se tenha dito o contrário, a cobertura de atenção primária de Salvador é baixa. Não podemos permitir que a população sofra por conta da incapacidade de gestão do atual prefeito [Bruno Reis]. Salvador pode mais e vamos fazer mais por meio do programa Novos Horizontes e garantir o acesso às ações de saúde”, disse o emedebista.
“Vamos democratizar o acesso à Saúde, com a correção dos erros na gestão da saúde, com a ampliação das equipes de saúde e endemias, além de garantir o pleno funcionamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde. Dessa forma, vamos poder detectar e organizar a resposta a eventos com potencial de constituir uma emergência em saúde pública”, acrescentou Geraldo.
A preocupação com o acesso à saúde para a população em situação de rua também é destacado dentro do programa “Novos Horizontes”, pois terá como foco esse público, a partir do acolhimento, prevenção e tratamento de usuários de crack, álcool e outras drogas, a partir da reabilitação psicossocial. Além disso, a ampliação e a qualificação dos consultórios de rua e as reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a modernização dos espaços da rede municipal, também estão entre as ações previstas no plano de governo da chapa “Salvador Pra Toda Gente”.
“O programa vai atuar em parceria com as Unidades de Acolhimento que já existem e as novas que iremos construir. E, nesta região do bairro de Caixa D’água, já estabelecemos em nosso programa de governo a construção de um CAPS, um CRAS, um centro de acolhimento à população em situação de rua, além de uma Escola em Tempo Integral, uma creche, uma policlínica e um Parque da Paz, pois queremos as pessoas com Saúde e com integração social”, detalhou o candidato que tem o apoio do presidente Lula (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Comentários: