Gêmeas baianas são convocadas para treinamentos da seleção brasileira de vôlei de praia
Com apoio da Sudesb, as jovens atletas se preparam para novas competições e têm grandes expectativas para o Campeonato Brasileiro Sub-19 em fevereiro
As gêmeas Maria Antônia Aguiar e Maria Fernanda Aguiar, de 15 anos e naturais de Vitória da Conquista, receberam uma excelente notícia no início de 2025: foram convocadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para integrar os treinos de campo da Seleção Brasileira, com foco em futuras competições nacionais e internacionais. As jovens atletas começaram sua jornada em Saquarema, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, no Rio de Janeiro, onde permanecem até o final de fevereiro, se preparando para novos desafios.
A convocação das gêmeas é fruto do desempenho nas duas etapas do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia, categoria sub-17, que disputaram com o apoio das passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia ligada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Além disso, ambas participaram de competições regionais e nacionais representando a Bahia, sempre com bons resultados.
Maria Antônia destacou o esforço constante para sua evolução como atleta e falou sobre suas expectativas para o Campeonato Brasileiro Sub-19, que acontecerá a partir de 8 de fevereiro em Navegantes, Santa Catarina. “Estou muito orgulhosa de tudo o que conquistamos até agora. Sei que a nossa luta diária não foi fácil, mas acredito que todo esse esforço vai valer a pena. Estou bastante animada para o Campeonato Brasileiro Sub-19”, afirmou.
Maria Fernanda, por sua vez, enfatizou a experiência de estar ao lado da irmã e de outras atletas de diferentes partes do Brasil. “Estou amando a experiência. Estar aqui com tantas atletas de lugares diferentes é algo incrível. Desde que cheguei, já percebi uma grande evolução. Mesmo com os treinos intensos, minha meta é sempre dar o meu melhor e aprender a cada dia”, disse.
O pai das gêmeas, Vitor Aguiar, falou sobre o orgulho que sente com as conquistas das filhas. “É um orgulho imenso para nós. Eu e a mãe delas sempre gostamos de esportes, e ver nossas filhas competindo e se desenvolvendo é algo indescritível. Estamos dando todo o apoio para que elas realizem seus sonhos, que agora se tornaram nossos sonhos também”, afirmou.
Expectativas
Ailton Junior, treinador das gêmeas, comentou sobre o ciclo de treinamentos no Rio de Janeiro e as perspectivas para o ano. “Os treinos são intensos, com até dois turnos, mas as meninas têm muita garra e sempre superam as dificuldades. Em 2025, teremos um ano corrido, com muitas competições. Mesmo sendo de 2009, elas competem em categorias acima da delas, e sabemos que terão muitos torneios pela frente. Estamos confiantes de que continuarão representando a Bahia com muito sucesso”, declarou.
A partir de 8 de fevereiro, as gêmeas buscam repetir o feito do ano anterior, quando ficaram com o vice-campeonato no Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia sub-17, realizado em Saquarema, no Rio de Janeiro, e estão entre as mais bem ranqueadas do Brasil na categoria sub-19.
Comentários: