GCM oferta curso de defesa pessoal com foco em festas de rua; veja quem pode participar

Com 20 vagas por turma, a ideia é conseguir contemplar 200 pessoas antes do Carnaval

Salvador
GCM oferta curso de defesa pessoal com foco em festas de rua; veja quem pode participar
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Com foco em festas de rua, como o Carnaval, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador oferta, a partir desta quinta-feira (22), novas turmas de defesa pessoal para mulheres e público LGBT+.

Com 20 vagas por turma, a ideia é conseguir contemplar 200 pessoas antes do Carnaval. As inscrições para as duas primeiras turmas, podem ser feitas no site da Guarda Civil Municipal.

De acordo com a GCM, o curso tem carga horária de 4 horas e irá capacitar os participantes não só com técnicas de defesa pessoal, mas também noções de primeiros socorros e até conhecimentos jurídicos para identificar, evitar e reagir de forma segura a situações de risco e violência.

As aulas acontecem nos dias 22, 27 e 29 de janeiro, 03 e 05 de fevereiro na sede da instituição, na Avenida San Martin, com turmas pela manhã (das 8h às 12h) e pela tarde (das 13h às 17h).

Sobre o curso

O coordenador de Prevenção à Violência (Cprev) da Guarda Municipal, James Azevedo, explica que o curso também informará às mulheres e ao público LGBT+ sobre todo o aparato institucional e rede de proteção disponível para denunciar casos de violência durante o Carnaval. 

“Essa é também uma forma de informar às mulheres e LGBTs quais são os órgãos que estarão nas ruas, onde solicitar ajuda, como pedir apoio às patrulhas da Guarda, mostrar os serviços da Casa da Mulher Brasileira, os Centros de Referências e o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra a Mulher”, exemplifica Azevedo.

O curso abordará noções de habilidades de autoproteção, consciência situacional (para identificação de ameaças e adoção de comportamentos preventivos), primeiros socorros, educação jurídica e direitos. A oficina também consolida o papel preventivo e social da Guarda Civil, ao aproximar a corporação das comunidades vulneráveis e combater o estigma de distanciamento entre a segurança pública e grupos minoritários. 

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.