“Fuscão”, líder do Comando Vermelho, é encontrado morto em presídio de Salvador
Conhecido como o criminoso mais procurado de Santo Amaro, Fuscão estava preso desde março; causa da morte ainda está sob investigação.

Um dos nomes mais temidos do crime organizado na Bahia, Rafael Ribeiro dos Santos, conhecido pelo vulgo “Fuscão”, foi encontrado morto na noite desta segunda-feira (7) dentro do Conjunto Penal Masculino de Salvador, no bairro da Mata Escura.
Segundo informações obtidas pela reportagem, Fuscão era apontado como líder do Comando Vermelho (CV) em Santo Amaro e estava preso desde março de 2024, após ser capturado por equipes da 95ª CIPM na cidade de Catu, no interior baiano. Na ocasião, ele foi detido com o irmão e outro comparsa, portando armamento pesado, munições e colete balístico.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) informou que o detento passou mal ainda na unidade prisional e recebeu os primeiros socorros antes de ser encaminhado sob escolta à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirajá. No entanto, ele já chegou ao local sem sinais vitais. As informações preliminares apontam para um possível infarto, mas a causa da morte ainda não foi confirmada oficialmente.
O caso está sob investigação da 11ª Delegacia Territorial (Tancredo Neves), que já expediu guias periciais e de necropsia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também foi acionado para esclarecer as circunstâncias da morte do detento.
A morte de Fuscão acontece em meio a um cenário de crescente atenção às condições do sistema penitenciário baiano e ao impacto das facções criminosas em diversas regiões do estado.
Comentários: