Fraude no INSS: PF cumpre 66 mandados em nova fase da investigação

PF e CGU investigam fraude milionária em descontos do INSS; operação cumpre mandados em sete estados

Fraude no INSS: PF cumpre 66 mandados em nova fase da investigação
Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (9) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que mira um esquema nacional de fraude em descontos não autorizados aplicados sobre aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação conta com o suporte da Controladoria-Geral da União (CGU) e busca aprofundar as investigações sobre um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões.

Estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal. A operação tem o objetivo de desarticular a organização criminosa responsável pela inserção de dados falsos em sistemas oficiais, além da ocultação e dilapidação de patrimônio.

A Operação Sem Desconto teve início em abril deste ano, quando PF e CGU identificaram irregularidades em descontos de mensalidades associativas cobradas indevidamente de benefícios previdenciários, afetando principalmente aposentados e pensionistas. O caso ganhou repercussão nacional e levou à criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) para apurar o esquema.

Desde o começo das investigações, pelo menos seis servidores públicos foram afastados por suspeita de envolvimento na fraude. A polícia reforça que as ações visam garantir a proteção dos direitos dos beneficiários do INSS e o combate às práticas ilícitas que comprometem os recursos públicos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.