Foliões recebem 121 atendimentos de saúde no Furdunço
Maioria dos atendimentos foi sem gravidade durante o Furdunço, e Vigilância Sanitária realizou mil ações de fiscalização no circuito Ondina-Barra

As equipes de saúde dos módulos assistenciais do Farol da Barra e do Morro do Gato realizaram 121 atendimentos neste sábado (7), durante o Furdunço, evento que abriu oficialmente o pré-Carnaval de Salvador, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra).
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 103 atendimentos clínicos foram registrados sem gravidade, o que corresponde a 85% das ocorrências, principalmente por dor em membros inferiores e cefaleia. Também houve registros de atendimentos ortopédicos (7), cirúrgicos (3) e de enfermagem (1). Ao todo, seis pessoas precisaram ser encaminhadas para unidades de saúde.
Os módulos de saúde seguem funcionando ao longo da programação do pré-Carnaval: neste domingo (8), durante o Fuzuê; na segunda-feira (9), na Melhor Segunda-feira do Mundo; na terça (10), no Pipoco com Léo Santana; e na quarta-feira (11), no evento Habeas Copos.
As unidades oferecem serviços de primeiros socorros, como curativos, pequenas cirurgias de trauma na face, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, além de outros procedimentos de urgência e emergência, garantindo assistência rápida aos foliões.
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização
Durante o Furdunço, as equipes da Vigilância Sanitária (Visa) realizaram cerca de mil ações fiscalizatórias, com foco na segurança alimentar e nas condições higiênico-sanitárias de alimentos e bebidas comercializados durante a festa.
Foram feitas 986 vistorias no comércio informal, incluindo ambulantes, baianas de acarajé e barracas, além da fiscalização de 13 estabelecimentos do comércio formal, como food trucks, balcões e carros de gelo. Também houve inspeção em um serviço de saúde.
Além do circuito Barra-Ondina, a Vigilância Sanitária atuou no Santo Antônio Além do Carmo, onde realizou 110 fiscalizações no comércio informal.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Alves, a atuação foi estratégica.
“Nosso foco é a prevenção e a proteção da saúde dos foliões. Realizamos uma fiscalização ostensiva em serviços essenciais para garantir que tudo esteja em conformidade com as normas sanitárias e permitir que a população aproveite o Carnaval com segurança”, destacou.



Comentários: