Flipelô 2025 agita Pelourinho com música, livros e presença recorde

Flipelô 2025 movimenta cultura, literatura e economia criativa no Centro Histórico de Salvador

Bahia
Flipelô 2025 agita Pelourinho com música, livros e presença recorde
Fotos: Matheus Landim/GOVBA

A 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô 2025) está movimentando o Centro Histórico de Salvador com uma programação vibrante que une literatura, música, inclusão social e valorização cultural. O evento, que vai até domingo (10), homenageia o dramaturgo baiano Dias Gomes e promete atrair mais de 250 mil visitantes.

Com apoio do Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Cultura (Secult-BA), Educação (SEC), Turismo (Setur-BA) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a festa recebe investimento de R$ 200 mil, fortalecendo a presença institucional e a infraestrutura necessária para a realização de atividades culturais gratuitas.

A Flipelô integra o projeto Bahia Literária, que posiciona o estado como o maior incentivador de feiras literárias do Brasil. “Vamos ultrapassar a marca de 100 feiras apoiadas pelo Governo da Bahia só este ano. É a democratização do livro e o fortalecimento da literatura baiana”, afirmou Sandro Magalhães, diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC).

Entre os destaques está a Bibex (Biblioteca de Extensão), um ônibus adaptado com acervo, oficinas, contação de histórias e a ação “Leve e Leia”, que distribuirá 500 livros gratuitamente. A proposta é levar o livro a novos leitores e estimular a formação de jovens leitores.

A infraestrutura também conta com palcos nos largos Pedro Archanjo e Tereza Batista, cedidos pela Secult-BA, com sonorização, ordenamento do público e apoio técnico garantido pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). A Praça das Artes foi transformada em arena literária graças ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), com atividades para todas as idades.

Além da literatura, a música também marca presença. A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), por meio das Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), oferece apresentações gratuitas. Nesta sexta-feira (8), o grupo Bahia Cordas emocionou o público no fim da tarde.

Com impacto direto na economia criativa e no turismo local, a Flipelô 2025 também gera empregos, movimenta o comércio e promove artistas independentes. Para quem deseja participar, a programação completa está disponível em:
🔗 https://flipelo.com.br/programacao

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.