Final brasileira na Libertadores abre caminho para o Bahia na competição de 2026
Com Palmeiras e Flamengo garantidos na final da Libertadores, o Bahia passa a depender apenas de si para conquistar uma vaga direta na fase de grupos da próxima edição do torneio continental.

A final da Copa Libertadores da América deste ano será 100% brasileira. Com a classificação do Palmeiras, que venceu a LDU por 4 a 0 na última quinta-feira (29), e a vitória do Flamengo sobre seu adversário na quarta-feira (28), o futebol do país garantiu presença em mais uma decisão continental.
Mas a novidade não beneficia apenas os clubes finalistas. A disputa entre paulistas e cariocas pode ter um impacto direto no futuro do Bahia, que vê suas chances de disputar a Libertadores 2026 aumentarem significativamente.
Isso porque, com dois times brasileiros na final, o campeão da Libertadores já estará garantido na próxima edição, o que abre mais uma vaga direta para clubes do Brasileirão. Assim, o Tricolor de Aço — atualmente com 49 pontos — passa a depender exclusivamente de si para conquistar um lugar entre os classificados à fase de grupos da competição mais importante da América do Sul.
Segundo projeções do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance do Bahia alcançar a vaga na Libertadores subiu para 91%. De acordo com o levantamento, o clube precisaria atingir 63 pontos para garantir 100% de segurança na classificação.
O técnico Rogério Ceni, ciente do cenário favorável, deve concentrar seus esforços em manter o excelente desempenho do time na Arena Fonte Nova, onde o Tricolor tem o melhor aproveitamento como mandante do Campeonato Brasileiro. O Bahia ainda jogará quatro vezes diante de sua torcida e outras quatro partidas fora de casa até o fim da temporada.
Dentro de casa, os adversários serão Red Bull Bragantino, Fortaleza, Vasco e Sport, enquanto os compromissos fora de Salvador incluem Fluminense, Atlético-MG, Internacional e Juventude. A diferença de desempenho entre atuar em casa e longe da Fonte Nova é um ponto de atenção para a comissão técnica, já que os resultados como visitante têm sido bem abaixo das expectativas.
Mesmo assim, o cenário é animador. O Bahia ocupa a quinta colocação e pode consolidar sua posição no G-6, dependendo apenas de si. Caso mantenha a consistência em casa e conquiste ao menos alguns pontos fora, o clube baiano poderá carimbar seu passaporte para a Taça Libertadores da América.



Comentários: