Fim da espera: cinemas de Salvador devem iniciar filmes no horário anunciado
A medida — que foi sancionada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), em novembro de 2025 — entrou em vigor na última terça-feira (20)

Já está valendo a lei que determina que os cinemas de Salvador iniciem a exibição dos filmes exatamente no horário informado ao público. A medida — que foi sancionada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), em novembro de 2025 — entrou em vigor na última terça-feira (20).
De acordo com o texto, o horário divulgado na programação oficial deve corresponder ao início do filme. Trailers, comerciais e propagandas institucionais devem ser exibidos antes do horário anunciado para a sessão.
O descumprimento da norma pode gerar sanções administrativas. Na primeira infração, o estabelecimento recebe advertência por escrito. Em caso de reincidência, a multa pode chegar a R$ 5 mil. Se a irregularidade persistir, o cinema pode ter o alvará de funcionamento suspenso por até 30 dias.
Segundo a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), a fiscalização já começou. Na quarta-feira (21), duas salas de cinema foram vistoriadas e ambas estavam em conformidade com a lei.
A medida foi assinada em 7 de novembro do ano passado, após aprovação na Câmara Municipal de Salvador (CMS), e previa um prazo de 60 dias para entrar em vigor. A proposta foi elaborada pelo vereador Randerson Leal (Podemos). A fiscalização e aplicação das penalidades são de responsabilidade da Codecon.



Comentários: