FIFA autoriza CBF a ampliar divulgação de decisões da arbitragem

Fifa autoriza divulgação de decisões sem revisão no VAR e CBF promete mais transparência nos bastidores da arbitragem

Esporte
FIFA autoriza CBF a ampliar divulgação de decisões da arbitragem
Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Em um movimento inédito no futebol brasileiro, a CBF foi autorizada pela FIFA a divulgar publicamente áudios e vídeos de decisões da arbitragem, mesmo quando não houver revisão no VAR. A novidade foi anunciada oficialmente na noite de quarta-feira (8), e promete mudar a forma como o torcedor acompanha os bastidores da arbitragem.

Transparência como prioridade

A mudança representa um passo importante da entidade rumo à transparência na arbitragem da CBF. Antes, apenas os lances em que o árbitro revisava a jogada com auxílio do VAR podiam ser divulgados. Agora, mesmo os lances apenas checados pela equipe do VAR, sem revisão em campo, poderão ser publicados.

Segundo a CBF, os conteúdos serão disponibilizados em até 24 horas após o término de cada partida.

Decisão consultada com a FIFA

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, explicou o processo por trás da autorização:

“Sempre consultamos a Fifa em questões que fogem à rotina: regras, resoluções, protocolos ou determinações da própria Ifab/Fifa. Nessa consulta, argumentamos que apresentar as checagens de grande impacto, mesmo sem ida do árbitro à cabine, reforçaria a integridade de nossas competições. Recebemos a liberação, para fins de instrução e transparência”, afirmou.

Nova gestão da CBF foca em reformas

A medida se soma a outras ações estruturais promovidas pela nova diretoria da CBF. O presidente da entidade, Samir Xaud, destacou que a arbitragem é uma das prioridades da sua gestão:

“Desde o início da nossa gestão estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro, mexendo em questões que há décadas demandavam mudanças. A arbitragem está entre essas prioridades. Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência”, declarou.

O que muda na prática?

Com essa autorização da FIFA, torcedores, clubes e imprensa terão acesso mais amplo aos bastidores das decisões de campo, incluindo lances polêmicos que anteriormente não eram revelados. A medida deve aumentar a confiança na arbitragem brasileira e reduzir a margem para especulações ou desconfiança.

A divulgação de áudios da arbitragem pela CBF mesmo sem revisão no VAR marca uma mudança importante no cenário esportivo nacional. Com o aval da FIFA, a entidade brasileira busca promover mais clareza, integridade e diálogo com os fãs do esporte, reforçando o compromisso com a modernização do futebol.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.