Festival Viva Salvador: shows marcam início da comemoração dos 476 anos da capital
Festa segue até domingo (30), na Praça Municipal

A Praça Thomé de Souza, também conhecida como Praça Municipal de Salvador, foi palco, nesta sexta-feira (28), da abertura do Festival Viva Salvador 2025. Turistas e moradores marcaram presença para celebrar o início da programação especial promovida pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que homenageia o aniversário de 476 anos da capital baiana, celebrado neste sábado (29).
Além de contemplar o pôr do sol em um dos cenários mais conhecidos da cidade, o público curtiu apresentações musicais que embalaram a noite com um repertório dedicado a grandes nomes da música brasileira.
Primeiro, subiu ao palco Will Carvalho, com uma emocionante homenagem a Elis Regina. Em seguida, Márcia Short se apresentou ao lado de Cátia Guimma, Elaine Fernandes e Ellen Wilson no show Ary Barroso na Voz Delas, celebrando o legado do compositor sob diferentes timbres femininos.
O uruguaio Juan Pablo Rodríguez aproveitou o dia ao lado da noiva, Lucía Martínez, para conhecer o Elevador Lacerda, recentemente revitalizado pela gestão municipal e já em pleno funcionamento. Surpresa, ela descobriu que o passeio ainda reservava um bônus especial: apresentações com clássicos da música brasileira.
“Eu já estava animada para ver o Elevador Lacerda, mas não esperava encontrar música ao vivo aqui. Foi uma surpresa linda! A energia de Salvador é incrível, dá vontade de ficar mais tempo”, disse a uruguaia, que se despede da capital baiana na próxima segunda-feira.
Até lá, o casal ainda poderá curtir os próximos dias do festival, que segue até domingo (30). Neste dia, ocorre o espetáculo ‘A Benção, Salvador’, que terá shows de Pabllo Vittar, Russo Passapusso, Larissa Luz e Rachel Reis. A programação também inclui atrações como Cortejo Afro, ÀTTØØXXÁ e Sued Nunes, que prometem esquentar ainda mais as comemorações dos 476 anos de Salvador.
Programação – O presidente da Saltur, Isaac Edington, comentou sobre a diversidade da programação do Festival Viva Salvador 2025. Segundo ele, a abertura contou com shows de artistas mulheres, reforçando o protagonismo feminino na cena musical soteropolitana.
Ele reforçou ainda que o festival segue até domingo, com atividades culturais, shows e eventos esportivos em diferentes pontos da cidade. “É uma programação bem diversificada, que combina muito com o que a nossa cidade é: essa diversidade”, afirmou.
Além da música, o Viva Salvador conta com feiras gastronômicas e de artesanato, como a instalada no Campo Grande. O calendário de turismo esportivo também faz parte das comemorações, com eventos como a corrida de rua Salvador 10 Milhas e o evento de maratona aquática OceanMan.
Comentários: