Festival Virada Salvador: Arena O Canto da Cidade passa por vistoria preventiva

Confira

Salvador
Festival Virada Salvador: Arena O Canto da Cidade passa por vistoria preventiva

Na véspera da abertura do Festival Virada Salvador 2025, profissionais da Defesa Civil da cidade (Codesal) realizaram uma grande vistoria preventiva na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, onde acontece o evento a partir desta sexta-feira (27) até o dia 31. Equipes formadas por arquitetos, engenheiros e técnicos operacionais circularam por todo o espaço da festa, com objetivo de verificar as normas de segurança.

O trabalho envolve, por exemplo, a checagem dos portais de entrada e saída do evento, o funcionamento dos pontos de hidratação, dos brinquedos e das principais conexões elétricas. As equipes também verificam os dispositivos em caso de incêndio, a área onde será realizada a queima de fogos, à meia-noite, além de promover ações no perímetro do evento, a fim de proporcionar maior segurança para as pessoas que estarão na arena. Para que tudo transcorra bem, a fiscalização se repete nos cinco dias da festa.

Coordenador das operações, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destaca a importância da fiscalização para garantir a segurança do público e de quem trabalha no Festival. “Verificamos todos os quesitos para garantir a segurança do evento e vamos repetir essas ações até dia 31. Estamos atentos ao forte calor que já toma conta de Salvador. Acabamos de monitorar as ilhas de hidratação, que estarão ao lado do camarote, e vamos ficar atentos a esse espaço em todas as nossas rondas”, explica, destacando que o trabalho da Defesa Civil começa três meses antes da festa, quando é iniciada a montagem da estrutura.

Um plano de contingência, ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), é montado para o Festival, assim como ocorre em megaeventos como o Carnaval. Diante do calor com a chegada do Verão, plano também inclui práticas de contingência para altas temperaturas.

A engenheira de segurança responsável pela coordenação dos megaeventos pela Codesal, Rita Jane Moraes, explica que a ação desta quinta-feira visa fazer um “pente fino” na Arena O Canto da Cidade. “Olhamos tudo com muita atenção. Avaliamos as possibilidades de riscos e agimos de maneira preventiva. Com os resultados da vistoria, repassamos para os órgãos que, quando necessário, numa ação articulada e sob a coordenação da Codesal, serão acionados de forma a solucionar qualquer situação de anormalidade que venha ocorrer”, explica. Além do local do Festival, a Codesal realiza vistorias de análise de risco preventivas em cenários espalhados pela cidade onde ocorrem shows pirotécnicos.

Plantão – Além do trabalho realizado na estrutura do Festival, a Codesal mantém suas atividades rotineiras em regime de plantão 24 horas, a exemplo de vistorias para avaliação de risco em imóveis e as do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), responsável, entre outras coisas, pelo monitoramento das condições climatológicas e orientação da população. Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamentos de terra e incêndios, o órgão deve ser imediatamente comunicado por meio do telefone 199. A chamada é gratuita.

Programação – A programação completa do palco principal e palcos alternativos pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/, aplicativo Virada Salvador ou na página @viradasalvador no Instagram.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.