Festa de Iemanjá e Carnaval: capacitação reúne 4 mil ambulantes
A atividade é obrigatória e oferece orientações sobre vendas, atendimento ao cliente, práticas sanitárias, descarte de resíduos e cumprimento das normas dos eventos

Os 4 mil ambulantes credenciados para atuar na Festa de Iemanjá e no Carnaval de Salvador 2026 participam, nesta quarta-feira (28), de um curso de capacitação profissional promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Arena A Tarde, localizada na Avenida Tancredo Neves.
A atividade é obrigatória e oferece orientações sobre vendas, atendimento ao cliente, práticas sanitárias, descarte de resíduos e cumprimento das normas dos eventos. Durante o encontro, também são distribuídas cartilhas informativas e vouchers para retirada dos kits de trabalho, que incluem isopor, cadeado e sombreiro, além de itens pessoais como camisa com proteção UV, protetor solar e capa de chuva.
Além do poder público municipal, a capacitação conta com a presença do Ministério Público da Bahia e da Defensoria Pública da Bahia, dentro do Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico, construído pela Prefeitura.
Para participar, os ambulantes devem apresentar documento oficial com foto e comparecer conforme a inicial do primeiro nome. Aqueles cujos nomes começam com as letras de A a J foram atendidos pela manhã, das 8h às 12h. Já os nomes iniciados de K a Z devem comparecer das 14h às 18h. O não comparecimento acarreta exclusão automática do credenciamento.
Acompanhando de perto a atividade, o secretário da Semop, Décio Martins, reforçou que o momento da capacitação é fundamental para que os ambulantes tirem dúvidas e recebam todas as informações sobre benefícios e sobre como melhor executar o trabalho.
“Todas as ações estão sendo realizadas para que essas pessoas sejam tratadas com o respeito que merecem. É o Carnaval da paz e da dignidade. Vamos repetir o modelo de sucesso do Festival. Estamos empenhados em levar cada vez mais benefícios para nossos ambulantes”, destacou.
Cuidado com as mulheres
De acordo com dados da Semop, 70% do total de ambulantes são mulheres. Presente na atividade, a diretora da Secretaria de Políticas para Infância, Mulher e Juventude (SPMJ), Fernanda Cerqueira, explicou sobre as ações do programa Alerta Salvador antes e durante as festas populares. A campanha fortalece as políticas de combate à violência contra as mulheres e busca fazer do Carnaval um espaço de respeito.
“Nosso trabalho em conjunto visa a erradicação da violência. E, no Carnaval, é superimportante falar sobre prevenção, rede de apoio e acolhimento, caso alguma mulher se sinta violentada. Sabemos que a maioria aqui é mulher, então é extremamente oportuno trazer essa capacitação, dizendo que a rua é nossa, a rua é delas, e que trabalhamos incansavelmente para promover um Carnaval livre de qualquer forma de violência”, destacou a diretora, que participou da ação de distribuição de ventarolas informativas.
O material informativo traz informações sobre o número do Botão Lilás, que disponibiliza o WhatsApp (71) 98791-3420, para que todas as soteropolitanas vítimas possam solicitar ajuda às autoridades em tempo real.
Além das orientações para o combate à violência, as ambulantes também foram informadas sobre o funcionamento do Programa Salvador Acolhe durante o Carnaval. Durante a fala, Cerqueira detalhou o trabalho que será realizado em instituições espalhadas próximas aos circuitos da festa, oferecendo acolhimento integral, 24 horas, para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.
Entrega dos kits
A distribuição dos kits para a Festa de Iemanjá será realizada nesta sexta-feira (30), na Travessa Lydio de Mesquita, nº 30, no Rio Vermelho. Já o material para quem trabalhará no Carnaval, no Circuito Dodô, será entregue nos dias 4, 5 e 6, na Rua Afonso Celso, nº 329, na Barra. Aqueles que atuarão no Circuito Osmar (Campo Grande) poderão retirar seus kits nos dias 7 e 8, na Rua Araújo Pinho, s/n, no Canela.



Comentários: