Ferro-velho ilegal em Salvador é interditado com armas, cobre roubado e lixo tóxico

Operação Escudo Urbano fecha estabelecimento clandestino no Matatu e encontra materiais roubados, armas e risco sanitário grave

Polícia Salvador
Ferro-velho ilegal em Salvador é interditado com armas, cobre roubado e lixo tóxico
Foto: Divulgação/ Ascom – PCBA

Na manhã da quarta-feira (10), uma ação integrada de fiscalização resultou na interdição de um ferro-velho clandestino no bairro do Matatu, em Salvador. A operação, batizada de Escudo Urbano, foi deflagrada após denúncias de atividades criminosas no local, que operava sem qualquer autorização legal.

Durante a vistoria, agentes da Polícia Civil da Bahia encontraram uma grande quantidade de cabos de cobre e fios elétricos furtados, possivelmente retirados de equipamentos urbanos. Também foram apreendidos um revólver calibre 22, armas brancas, documentos suspeitos, celulares, um notebook, um rádio comunicador e até peças de um abrigo de ônibus público — tudo isso em meio a uma grande quantidade de lixo e sucata acumulados.

“Esses estabelecimentos são o principal destino de objetos roubados ou furtados. A atuação conjunta dos órgãos garante não apenas o combate à criminalidade, mas também à desordem urbana e às irregularidades fiscais e sanitárias”, afirmou o delegado Marcos Tebaldi, coordenador de Polícia Judiciária de Salvador.

A operação mobilizou 45 agentes públicos e contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Sefaz-BA, Sefaz-Salvador, Sedur e Semop. Segundo os responsáveis, o local apresentava risco direto à saúde pública, favorecendo a proliferação de insetos e roedores, além de descumprir normas ambientais e urbanísticas.

Todo o material recolhido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será submetido à perícia. Parte das sucatas e lixos foi removida por equipes da prefeitura e levada para depósitos apropriados.

As investigações continuam e os agentes buscam identificar os envolvidos nos crimes e outros estabelecimentos com práticas semelhantes.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.