FBF lança o inédito Baianão Feminino Sub-17
Todos os holofotes do futebol feminino mundial estão voltados para o Brasil. O país sediará em 2027, pela primeira vez na história, uma Copa do Mundo Feminina.
Isso só foi possível devido ao fortalecimento da modalidade, com investimentos recordes da CBF na categoria nos últimos anos. Atenta ao crescimento e também em um trabalho de desenvolvimento do futebol feminino na Bahia, a Federação Bahiana de Futebol lançou nesta sexta-feira (6) o Baianão Feminino Sub-17.
Pela primeira vez na história, a entidade realizará uma competição feminina de base, com objetivo fortalecer a modalidade, revelar novas atletas e mostrar para o país que o futebol feminino, na “Boa Terra”, é valorizado como merece.
A primeira edição do campeonato será realizada entre 22 de setembro e 9 de novembro, e contará com seis clubes. São eles o Esporte Clube Vitória, a Associação Desportiva Lusaca, o Alagoinhas Atlético Clube (em parceria com o projeto Remo), o Galícia Esporte Clube (em parceria com o projeto Boca Júnior), o Esporte Clube Jacuipense (em parceria com o projeto Amigas da Comunidade) e a Associação Desportiva Leônico (em parceria com os projetos CFFB e Arvoredo).
Os representantes das equipes estiveram na sede da entidade e participaram do Conselho Técnico da competição. A diretoria da FBF foi representada pelo vice-presidente, Manfredo Lessa, pela diretora de competições, Taíse Galvão, pelo diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo, pelo diretor de registros e transferências, Felipe Quadros, e pelo presidente da Ceaf-BA, Jailson Freitas.
Na reunião ficou decidido que o campeonato será disputado em uma única sede, o CT Manoel Barradas, cedido pelo Vitória. Os jogos serão sempre realizados aos finais de semanas, nos horários de 9h, 10h30 e 13h30. As partidas terão 35 minutos de duração em cada tempo.
Fórmula – Os seis clubes irão compor o Grupo 1 na primeira fase e se enfrentarão no sistema apenas de ida. Os quatro primeiros colocados avançarão para a semifinal, que também será disputada em jogos apenas de ida, com 1º x 4º e 2º x 3º.
Os dois vencedores disputarão o título também em duelo único na final, que terá transmissão ao vivo. O sub-17 terá um total de 18 partidas, sendo 15 na primeira fase, duas na segunda fase e uma na terceira e última fase.
O Baianão será todo custeado pela FBF, que concedeu isenção das taxas de arbitragem e inscrições de atletas. A entidade ainda custeará uma ambulância por partida. Apoiadora e incentivadora da competição, a CBF também isentará as equipes das taxas nacionais.
Comentários: