FBF lança Escola de Arbitragem Wilson Paim
A Federação Bahiana de Futebol lançou, na noite desta segunda-feira (21), no auditório da UniFTC, em Salvador, a Escola de Arbitragem Wilson Paim. O projeto é realizado em parceria com a Sport Connection e a UniFTC, e conta com apoio da Alpha Fitness e do Grupo Max Forte.
O objetivo da escola é a formação de novos profissionais de arbitragem munidos de conhecimentos técnicos e preparação física de excelência para servir ao futebol baiano e brasileiro.
O curso contará com um corpo docente experiente e qualificado, com instrutores da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) e professores da rede UniFTC.
A faculdade também cederá sua estrutura física e centro de treinamentos para as aulas físicas e práticas, além de uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, profissionais de educação física, psicólogos, nutricionistas e dentistas, que estarão à disposição dos alunos durante todo o curso.
O lançamento contou com as presenças do presidente da FBF, Ricardo Lima, da diretora de competições, Taíse Galvão, do diretor administrativo e financeiro, Marcelo Araújo, do diretor de registros e transferências, Felipe Quadros, e do presidente da Ceaf-BA, Jailson Freitas. Também compareceram o reitor da UniFTC, Cristiano Lôbo, e o professor e cientista do esporte da Sport Connection, Alexandre Dortas.
A plateia foi formada por dezenas de árbitros dos quadros da FIFA, CBF e FBF, futuros alunos da escola, profissionais de imprensa e convidados. Familiares do ex-presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim, que dá nome à escola, estiveram presente.
“Um dia muito importante para o futebol baiano. É um projeto que não nasceu da noite para o dia. Nós trabalhamos ele durante muito tempo e com muito cuidado, em busca de algo diferente do que já é oferecido em diversos estados do país e que renderá muitos frutos. Estamos lançando uma escola, que dará formação completa aos profissionais. Estou feliz por conseguirmos tirar o projeto do papel e muito emocionado por poder homenagear meu amigo Wilson Paim, uma pessoa íntegra, com uma carreira brilhante e querida por todos. Convivi com Paim durante cerca de 20 anos, diariamente, e só tenho a agradecer a Deus por isso. Foi uma das pessoas mais fantásticas que conheci e merece esse reconhecimento por tudo que fez pela arbitragem brasileira”, disse Ricardo Lima.
A primeira turma da Escola de Arbitragem Wilson Paim iniciará suas atividades no mês de novembro e terá duração de um ano. As inscrições seguem abertas. Os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Arbitragem da FBF, por meio dos contatos (71) 3321-0448 e ceaf@fbf.org.br para maiores informações.
O homenageado – Um dos maiores colaboradores do futebol no estado, Wilson do Espírito Santo Paim fez história na arbitragem brasileira. Ele exerceu a função de árbitro assistente durante décadas.
Reconhecido e elogiado por onde atuou, Paim impressionou o país ao se despedir da profissão aos 55 anos, em alto nível. Sua última partida como assistente foi um clássico BaVi, em 1998, com um desempenho impecável.
Após a aposentadoria, ele passou a contribuir com a arbitragem e o futebol fora de campo ao ingressar na Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia. Três anos depois, em 2001, Paim assumiu a presidência da Ceaf-BA.
Foram 15 anos à frente da comissão, tendo contribuído diretamente com o desenvolvimento da arbitragem baiana e a formação de diversos profissionais que hoje atuam nas principais competições de futebol do país. Em 2016, Wilson Paim passou a ser presidente de honra da Ceaf-BA, função que exerceu até o seu falecimento, em 28 de novembro de 2021, aos 79 anos.
Fotos: Lana Loiola/FBF
Comentários: