Falando de Dinheiro: Vamos quebrar o porquinho?

Uma das preocupações que tenho no dia a dia é passar para Pedro conceitos importantes sobre educação financeira e finanças. Não é para que ele seja expert no assunto, vire milionário com 15 anos ou qualquer coisa surrealista. Minha preocupação é que ele entenda melhor a relação com o dinheiro, o que envolve esforço para ter uma remuneração, e que possa ser, no futuro, um adulto com capacidade de tomar decisões financeiras inteligentes.
Não é algo forçado, não pego ele para sentar na mesa e passar uma lição. Vai dos acontecimentos do dia a dia e tudo na medida do entendimento que ele tem. E que gera alguns momentos cômicos.
Certo dia, estávamos voltando da casa dos pais de Amanda e conversando sobre o aniversário dele. Brinquei com ele que não poderia fazer uma festa e comprar um presente, que só daria para um dos dois. A resposta dele foi imediata:
“Mas aí não sai de seu dinheiro, não é? Você passa no cartão”
Obviamente, a primeira reação foi a risada. Mas aproveitei o momento para explicar que não é bem assim. Não é nada absurdo achar que aquele pedaço de plástico seja um “bônus”, não seja o “nosso dinheiro”.
Bom, se você está por aqui há mais tempo, pode ter ficado com a impressão de já ter visto esse texto em algum lugar. E não teve a impressão errada. Esse é o começo de um texto que publiquei em junho de 2022. Mas, resgato ele por um motivo bem especial.
Você que é mãe, você que é pai ou você que é responsável por alguma criança, já se pegou pensando em como abordar o tema do dinheiro com a criança?
Não é um tema tão tranquilo de ser conversado e aplicado no dia a dia. Mas ele é fundamental para ajudar a formar cidadãs e cidadãos que vão se relacionar bem com o dinheiro na vida adulta. E, pensando nisso, vem uma conversa importante.
Mariá Sumienski (mãe de Lara) e eu (pai de Pedro), planejadores financeiros independentes, iremos conduzir essa conversa abordando as experiências de cada um em suas casas, os estudos e a vivência com as centenas de famílias atendidas.
E você, mãe, pai, responsável por uma criança, está mais do que convidado para se juntar nesse bate-papo, que será online, através do zoom, no dia 16/10, às 19h30.
Confira o link:
https://forms.gle/BrP1dafosNcDp6bY8

Comentários: