Facção é desarticulada após confronto violento em Caraíva
Cinco suspeitos morreram, armas foram apreendidas e grupo acusado de decapitações e tráfico foi desmontado no Extremo Sul da Bahia

Cinco suspeitos morreram e três foram presos durante a Operação Vértice Zero, deflagrada na manhã desta quarta-feira (23) no distrito de Caraíva, em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia. A ação integrada contou com a participação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Força Nacional.
A operação teve como foco a desarticulação de uma facção criminosa que atuava com tráfico de drogas, armas, homicídios e ocupação ilegal de terras indígenas. Durante o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, cinco suspeitos reagiram com tiros à abordagem policial e foram baleados. Eles chegaram a ser socorridos para uma unidade de saúde em Trancoso, mas não resistiram.
Outros três integrantes do grupo foram presos em flagrante, sendo autuados por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. As ações ocorreram nas localidades de Jambeiro, Itaporanga, Nova Caraíva e Xandó.
Além das prisões e mortes, o saldo da operação incluiu a apreensão de dois fuzis, quatro pistolas, um rifle calibre 22, uma espingarda, rádios comunicadores, celulares, além de entorpecentes como maconha e cocaína — parte das drogas estava enterrada. Vídeos nas redes sociais mostram membros da facção exibindo armamentos e ostentando domínio territorial.
Segundo informações da SSP-BA, o grupo é investigado por decapitações de rivais. No último sábado (19), um casal foi brutalmente assassinado entre os distritos de Caraíva e Barra Velha. A facção também é suspeita de crimes como lavagem de dinheiro, roubo, corrupção de menores e execuções ligadas ao tráfico.
A população pode contribuir com informações sobre integrantes da organização criminosa, de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo site: www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br.
Comentários: