Exposição no Centro de Cultura celebra heroínas baianas
Em comemoração ao aniversário de 201 anos da Independência da Bahia, o Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, recebe a exposição “Manchas e Cores da Independência”, do artista colombiano Frayackus. A mostra, que pode ser visitada gratuitamente até 2 de agosto, celebra a coragem e a determinação das mulheres que marcaram a luta pela liberdade na Bahia.
As obras de Frayackus retratam os conflitos e a resistência da época, com destaque para as figuras heroicas de Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica. Através de cores vibrantes e técnicas mistas, o artista diz que as telas homenageiam essas mulheres, mas também buscam inspirar as novas gerações a reconhecerem a importância da história e a continuarem lutando por justiça e igualdade.
“A intenção é mostrar a essência dos eventos históricos e a coragem dos protagonistas”, afirma Frayackus. “As telas são uma forma de manter viva a memória dessas mulheres valentes que mudaram o curso da história”, completa.
Sobre o artista
Com mais de 20 anos de carreira, Frayackus é pintor, cartunista, gestor de cultura e educador.
Conhecido por sua abordagem vibrante e expressiva, suas obras já foram expostas em diversas galerias da América do Sul e fazem parte de coleções particulares em diferentes países.
O artista plástico colombiano reside em Salvador e produz trabalhos que exploram a cultura e a história brasileiras.
Serviço:
Exposição: “Manchas e Cores da Independência”
Visitação: 11/07/2024 a 02/08/2024
Horário: De segunda a Quinta, das 9h às 16h; sexta, das 9h às 14h
Onde: Centro de Cultura Vereador Manuel Querino da Câmara Municipal de Salvador
Endereço: Praça Thomé de Souza – Subsolo (ao lado da Prefeitura de Salvador e do Elevador Lacerda)
Foto: Reginaldo Ipê
Comentários: