Ex-presidente do INSS é preso em megaoperação contra fraude bilionária

Brasil Política
Ex-presidente do INSS é preso em megaoperação contra fraude bilionária
Divulgação

O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira (13) no âmbito da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). A operação mira um esquema de fraudes em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social, com prejuízos estimados em bilhões de reais.

A ação policial está sendo realizada de forma simultânea em 14 estados e no Distrito Federal, o que demonstra a amplitude nacional da organização criminosa.

Mandados e escopo nacional

Estão sendo cumpridos um total de 73 mandados judiciais, incluindo 10 de prisão preventiva, sendo um deles direcionado ao ex-dirigente do INSS. A prisão de Alessandro Stefanutto é um dos focos centrais da operação, dada a sua posição de liderança anterior na autarquia.

As investigações apontam que a fraude bilionária era centrada em irregularidades nos cadastros e na aplicação de descontos indevidos de associações fictícias sobre os benefícios de milhares de aposentados em todo o país.

Os crimes que estão sendo apurados pela PF incluem uma ampla gama de delitos contra a administração pública e o patrimônio, como:

  • Inserção de dados falsos em sistemas oficiais;
  • Organização criminosa;
  • Estelionato previdenciário;
  • Corrupção ativa e passiva;
  • Ocultação patrimonial.

Continuidade das Investigações

A Operação Sem Desconto teve início após auditorias internas e externas identificarem as irregularidades nos sistemas da Previdência Social.

A Polícia Federal já havia prendido, em setembro, os empresários Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Maurício Camisotti. Ambos são apontados como os principais operadores financeiros do complexo esquema.

O avanço das diligências e a prisão do ex-presidente Alessandro Stefanutto reforçam o compromisso das autoridades em desmantelar a organização criminosa de alto escalão, que vinha lesando o patrimônio público e afetando a vida de milhares de aposentados e pensionistas brasileiros.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.