Estudantes da rede estadual alcançam vagas em cursos disputados de universidades públicas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo a principal via de acesso ao Ensino Superior no Brasil. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), muitos alunos da rede estadual têm conseguido transformar seus sonhos em realidade, ingressando em cursos como Medicina, Engenharia e Direito em universidades públicas gratuitas. Neste ano, mais uma vez, diversos estudantes alcançaram aprovações em processos seletivos promovidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Entre os destaques está Clarissa Alves, de 18 anos, que concluiu o curso técnico em Manutenção com Suporte em Informática no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), em Lauro de Freitas. Primeira da família a ingressar em uma universidade federal, Clarissa foi aprovada em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Sempre sonhei com esse curso e me dediquei desde cedo. Quero usar meu conhecimento para ajudar as pessoas e, agora, estou realizando um sonho que carrego desde o Ensino Fundamental”, comemorou.
Outro exemplo de superação é Ruann Felliphe Paes, também de 18 anos, formado no Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, em Santa Maria da Vitória. Ele foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e compartilhou sua trajetória. “Foi desafiador conciliar os estudos com o trabalho para ajudar minha família, mas nunca desisti. Desde o primeiro ano do Ensino Médio, sabia que queria ser médico e agora estou mais próximo de fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Carlos Alberto, de 18 anos, também celebrou sua conquista: ele foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para ele, o apoio da família, amigos, professores e da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o projeto “Tô com Você no Enem”, foi essencial. “Sempre almejei essa aprovação e me esforcei para alcançar meu objetivo. Estou muito feliz por dar o primeiro passo para me tornar um bom profissional”, declarou.
Além das aprovações via Sisu, alunos da rede estadual também conquistaram vagas por vestibulares tradicionais. Letícia de Almeida, 17 anos, que concluiu o curso técnico em Nutrição e Dietética no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pio XII, em Jaguaquara, garantiu sua vaga no curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Na mesma universidade, Sandy Ribeiro, de 19 anos, egressa do Colégio Estadual de Cravolândia, foi aprovada em Odontologia.
Suporte ao Enem
As conquistas dos estudantes são frutos da iniciativa “Tô com Você no Enem”, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). O programa oferece suporte completo aos alunos, com ações que incluem isenção na taxa de inscrição, aulões preparatórios, simulados e transporte para os locais de prova.
Sobre o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne vagas oferecidas por instituições públicas de Ensino Superior em todo o Brasil, especialmente universidades e institutos federais. Os aprovados na chamada regular deste ano podem efetuar a matrícula ou o registro acadêmico entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Comentários: