Estudantes da Bahia levam inovação à Fenagro 2025

A 34ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), realizada no Parque de Exposições de Salvador entre 29 de novembro e 7 de dezembro, contará com um estande dedicado à inovação e à formação profissional da rede estadual. Estudantes e professores das escolas-fábricas do Estado da Bahia estão expondo produtos desenvolvidos em seus centros de educação profissional e tecnológica.
O público presente na Fenagro poderá não apenas degustar, mas também conhecer em detalhes o processo de produção dos itens e se informar sobre o trabalho de integração entre teoria e prática desenvolvido nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CETEPs e CEEPs) baianos.
A cerimônia de abertura oficial do estande da Secretaria da Educação do Estado (SEC) será realizada neste domingo (30), às 15h, e contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da Secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.
Diversidade de Produtos e Iniciação Científica
O estande da SEC, localizado no Espaço+Bahia, apresentará uma vasta diversidade de produtos, fruto das atividades práticas das escolas-fábricas. Entre os itens em exposição, destacam-se:
- Iogurte, requeijão e outros laticínios;
- Hambúrguer de carne do sol;
- Geleias e doces;
- Chocolates da Costa do Cacau;
- Sabonete líquido e hidratante corporal;
- Artigos de couro.
As escolas-fábricas são concebidas como espaços de aprendizagem formal onde os estudantes vivenciam o processo de criação e aplicam os conhecimentos teóricos. Elas se destacam por fortalecerem a formação de competências em diversas áreas, promovendo a integração entre a produção local, a identidade e o turismo regional.
A programação da SEC na Fenagro também inclui a apresentação de projetos de iniciação científica e de desenvolvimento de tecnologias. Esses projetos são desenvolvidos por alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Semiárido Nordeste II, de Ribeira do Pombal, e estão relacionados a cursos técnicos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Agricultura, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária e Zootecnia).



Comentários: