Estudantes baianos criam equipamento que transforma resíduos sólidos em biogás e biofertilizante

Bahia Notícias
Estudantes baianos criam equipamento que transforma resíduos sólidos em biogás e biofertilizante
Foto: Divulgação

Visando minimizar o uso do gás de cozinha convencional e a crescente produção de resíduos orgânicos, os estudantes Christian Santana Santos, de 17 anos de idade, e Silvia Vieira da Silva, de 18 anos, alunos do 3° técnico em Agropecuária do Colégio Estadual Manoel José de Andrade, no município de Planaltino, desenvolveram o projeto “Biodigestor sustentável”, um equipamento que transforma resíduos sólidos em biogás e biofertilizante.

O projeto foi criado com a ajuda do professor-orientador Nailson Feitosa Nascimento e pode transformar restos de alimento e esterco animal em uma alternativa sustentável como o biogás, além de gerar biofertilizante, com potencial de ser utilizado na agricultura local.

“Um dos grandes problemas ambientais aqui do município é o aumento contínuo da produção de resíduos orgânicos. O nosso mini biodigestor permite que a matéria orgânica seja decomposta por bactérias, o que resulta em biogás para cozinhar e biofertilizante para o cultivo. Com isso, conseguimos ajudar a resolver esse problema e ainda conseguimos minimizar o uso do gás de cozinha convencional, que se encontra com preços muito altos, atualmente”, explicou Christian.

O biodigestor funciona através da decomposição anaeróbia da matéria orgânica, que se dá por conta de bactérias na ausência de oxigênio. Esse processo gera biogás, composto principalmente por metano (CH4). Construído com materiais acessíveis, como galões de água, tubos de PVC e câmaras de pneu, o equipamento foi projetado para otimizar a produção de biogás e garantir a sua vedação.

Segundo os estudantes autores do projeto, o equipamento é uma solução prática e de baixo custo, que incentiva o uso de tecnologias sustentáveis na comunidade.

“Fico bastante contente por todo o processo e pelos resultados positivos que tivemos com o nosso projeto. É muito gratificante poder transformar algo que seria descartado em uma coisa que pode ajudar muitas famílias e que está promovendo a sustentabilidade”, disse Christian.

Com a criação do projeto, os alunos já participaram de eventos como a Feira de Projetos, realizada pela própria escola. Além disso, eles estarão presentes no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação 2024, evento promovido pela Secretaria da Educação (SEC), que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Salvador.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.