Estelionato contra idosos: dupla de advogados é presa em Salvador
Dupla de advogados liderava esquema fraudulento com mais de mil vítimas idosas e movimentação milionária

Dois advogados foram presos nesta terça-feira (22) durante uma operação conjunta do Ministério Público da Bahia (MPBA) com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Eles são acusados de liderar um esquema milionário de fraude contra aposentados e pensionistas, utilizando táticas de manipulação jurídica e contratos enganosos.
A quadrilha, composta por 17 pessoas, incluía outros três profissionais do direito, todos investigados por crimes como estelionato, lavagem de dinheiro, patrocínio infiel e crimes contra idosos. O foco do grupo eram pessoas vulneráveis, especialmente idosos com idade média de 69 anos.
O golpe era aplicado de forma sofisticada. As vítimas eram atraídas por meio de um site chamado “Instituto de Defesa do Aposentado e Pensionista (IDAP)”, onde supostamente teriam acesso a revisões de contratos bancários. No entanto, ao acessarem o site e assinarem os documentos, estavam, sem saber, cedendo seus créditos judiciais por valores irrisórios.
Para dar aparência de legalidade, os criminosos levavam as vítimas a cartórios para reconhecimento de firma, mascarando o verdadeiro propósito das assinaturas. Os valores desviados eram então transferidos para contas controladas pelo grupo, que lucrava indevidamente com processos judiciais ganhos pelas vítimas.
Até o momento, 215 vítimas já foram identificadas, mas as autoridades acreditam que o número pode ultrapassar mil pessoas prejudicadas em diversos estados brasileiros. A operação segue em andamento, e os nomes dos envolvidos estão sendo mantidos em sigilo para não comprometer as investigações.
Comentários: