“Estamos certos de que nossa cidade cumpre rigorosamente todas as exigências”, comenta Taíse Galvão, Diretora de Competições da FBF

Esporte
“Estamos certos de que nossa cidade cumpre rigorosamente todas as exigências”, comenta Taíse Galvão, Diretora de Competições da FBF
Foto: Maurícia da Matta

Em processo de avaliação de cidades-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027, a FIFA chegou à Salvador nesta sexta-feira (11), para inspecionar a Arena Fonte Nova, uma das 12 candidatas. A equipe técnica da entidade desembarcou na capital baiana e avaliou uma série de requisitos.

Entre os critérios de avaliação, foram analisádos, além do estádio, transportes, aeroporto, infraestrutura da cidade, aspectos financeiros e o compromisso da cidade com o desenvolvimento do futebol feminino no país.

A Diretora da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Rhiannon Martin, falou sobre o processo. “O Brasil apresentou 12 boas opções e estamos muito satisfeitos por estarmos aqui para conduzir um processo de seleção tão competitivo para determinar quais cidades e estádios sediarão a décima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Estamos muito ansiosos para trazer o torneio pela primeira vez para a América do Sul e, em particular, para o Brasil. Nossa equipe de especialistas técnicos analisará e avaliará os estádios do ponto de vista operacional, incluindo como o local é administrado atualmente, a infraestrutura existente e os espaços disponíveis. Examinaremos em detalhes a configuração técnica e tecnológica, as áreas de venda de ingressos e hospitalidade e os sistemas de transporte. Parte da avaliação será o custo da realização do torneio nas possíveis cidades-sede e a receita que poderá ser gerada. Outro aspecto importante que nos interessa é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para causar um impacto positivo em suas comunidades locais e, em particular, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol”, falou.

Quem também falou sobre foi a Gerente da Fase de Planejamento Inicial da Copa do Mundo, Valesca Araújo. “Estamos orgulhosos de visitar 12 opções viáveis e agradecemos a todas as cidades candidatas a sede pelo seu comprometimento e entusiasmo. A infraestrutura está pronta, mas essas visitas são uma oportunidade de mostrar à FIFA os muitos outros benefícios de sediar a Copa do Mundo Feminina em cada cidade – do ponto de vista esportivo, é claro, mas também em termos de impacto social na comunidade, aspectos comerciais e intercâmbio cultural. Nosso objetivo é que a FIFA saia dessa inspeção confiante de que o Brasil será o palco perfeito para as melhores jogadoras do mundo brilharem em 2027”.

A Diretora de Competições da FBF, Taíse Galvão, se mostrou confiante para que Salvador seja aceita entre as cidades-sede, e reforçou o compromisso da entidade com o futebol feminino. “A visita de inspeção técnica da FIFA é um momento decisivo para Salvador em sua candidatura como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Estamos certos de que nossa cidade cumpre rigorosamente todas as exigências, com uma infraestrutura hoteleira de alta capacidade, um aeroporto internacional estrategicamente posicionado e uma mobilidade urbana em constante aprimoramento. Tanto a Federação quanto a prefeitura, o governo do estado, e os torcedores estão alinhados e confiantes no sucesso desta candidatura. Salvador não apenas atende aos requisitos técnicos, mas possui a paixão e o comprometimento para ser um palco de excelência para o futebol feminino mundial. Estamos prontos para fazer história”.

Novas avaliações serão realizadas no mês de novembro.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.