Esporte baiano sobe ao pódio em duas competições nacionais

Atletas baianos brilham em competições nacionais em Curitiba e Blumenau com apoio do Governo do Estado

Esporte
Esporte baiano sobe ao pódio em duas competições nacionais
Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

A equipe baiana da categoria infantil principiante garantiu a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Infantil e Juvenil de Nado Artístico 2025, realizado no último final de semana, em Curitiba (PR). O feito se soma a outras conquistas do esporte baiano, como os dois bronzes no Brasileirão Interclubes de Verão Olímpico e Paralímpico de Tênis de Mesa 2025, disputado em Blumenau (SC).

Ao todo, dez atletas baianos participaram das competições nacionais com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Em 2025, o investimento estadual na concessão de passagens aéreas, terrestres e transporte para atletas chegou a R$ 3,6 milhões, viabilizando a presença da Bahia em torneios estaduais, nacionais e internacionais.

Nado Artístico: talento que nasce na água

O resultado no nado artístico ganha ainda mais destaque ao considerar a trajetória das jovens atletas. Até o ano passado, três das quatro meninas da equipe não sabiam nadar. Após ingressarem no Projeto Natação em Rede, elas aprenderam não apenas a nadar, mas também os fundamentos do nado artístico, alcançando rapidamente um nível competitivo nacional.

A técnica da equipe, Maria Helena, celebrou o desempenho das atletas.
“Aprenderam a nadar ao mesmo tempo que aprenderam os fundamentos do nado artístico e já estão despontando. Tivemos pouco tempo de treino e, mesmo assim, foi um resultado muito bom”, avaliou.

Segundo a treinadora, apesar de ser uma modalidade olímpica, o nado artístico ainda é pouco difundido no estado. “É possível aprender desde pequena. Com constância e acompanhamento, podemos construir na Bahia uma cultura forte do nado artístico”, destacou.

O desenvolvimento da modalidade conta com o apoio do Projeto Natação em Rede, parceria entre a Sudesb e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), além da concessão de passagens para atletas e comissão técnica.

Tênis de Mesa: Bahia duas vezes no pódio

No Brasileirão Interclubes de Verão Olímpico e Paralímpico de Tênis de Mesa 2025, a Bahia subiu ao pódio em duas categorias. A atleta Gabriela Santiago, beneficiada pelo programa FazAtleta, conquistou o bronze na categoria lady, enquanto Renato Simões garantiu a terceira colocação na categoria veterano 70.

Gabriela encerrou a temporada de 2025 na quarta colocação do ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Para ela, o apoio foi decisivo.
“O FazAtleta foi fundamental para minhas conquistas. Fui campeã sul-americana e me mantive entre as dez melhores do país. No próximo ano, posso disputar o Pan-americano e o Mundial de Veteranos”, afirmou.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.