Entenda porque as urnas foram sorteadas nas vésperas das votações em Camaçari

Bahia Política
Entenda porque as urnas foram sorteadas nas vésperas das votações em Camaçari
Imagem: Reprodução

Neste sábado (26), véspera do 2° turno das eleições de 2024 em Camaçari, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou o sorteio de oito urnas eletrônicas que serão submetidas à Auditoria da Votação Eletrônica. Essa iniciativa tem como objetivo verificar a integridade e a autenticidade dos equipamentos.

A saber, o sorteio ocorreu na Sala de Sessões do TRE-BA, em Salvador, e contou com a participação de representantes de partidos políticos, candidatos, federações, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de diversas outras entidades de fiscalização. As urnas selecionadas pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-BA foram posteriormente transportadas para Camaçari.

De acordo com informações do Bnews, Rosane Nunes, chefe de cartório, explicou que o processo de Zerésima é uma forma de garantir a transparência do ato.

“Esse processo de zerésima, comprova a lisura do ato, principalmente porque no nosso sistema vão aparecer lá todas as informações zeradas. Ao longo da minha passagem no sistema eleitoral, em 20 anos e 11 eleições, nunca foi emitido uma zerésima com nenhuma informação”, explicou.

“Foi feito também um sorteio e duas urnas foram selecionadas e essas urnas, então, receberam nova carga da mesma sessão aqui, isso tudo é previsto em edital, e logo em seguida as urnas que foram substituídas foram para Salvador. Elas lá vão passar por todo um procedimento que é feito exclusivamente lá com o tribunal, com os devidos acompanhamentos”, finalizou.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.