Engenharia Química: Conheça a profissão que move a indústria

Com alta demanda e atuação em setores essenciais, Engenharia Química se destaca como uma das carreiras mais promissoras do Brasil

Notícias
Engenharia Química: Conheça a profissão que move a indústria
Foto: Divulgação

Eles não apenas manipulam moléculas — transformam o futuro. Em 20 de setembro, é comemorado o Dia do Engenheiro Químico, uma data que celebra os profissionais que impulsionam a inovação e a sustentabilidade em indústrias de ponta, como petróleo, alimentos, cosméticos e farmacêutica.

A Engenharia Química, além de ser uma das carreiras mais versáteis, está em alta: foi um dos 15 cursos mais concorridos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2024, de acordo com o SISU. A crescente busca revela o interesse de jovens por um campo que alia ciência, tecnologia e impacto real na sociedade.

Na Braskem, multinacional do setor petroquímico, engenheiros químicos têm papel de destaque. São mais de 90 profissionais apenas no Polo de Camaçari (BA), liderando projetos que equilibram ganhos econômicos e responsabilidade ambiental.

Um exemplo é Brunner de Almeida, que encontrou sua vocação após visitar o complexo industrial. “Ver a engenharia química em ação me fez decidir minha carreira. Hoje, tenho orgulho de fazer parte de uma equipe que transforma conhecimento em inovação”, afirma o engenheiro com mais de 25 anos de experiência na Braskem.

Andressa da Silva, engenheira de Segurança de Processos, também destaca a importância da profissão. “A engenharia química nos permite pensar melhorias que tornam os processos mais sustentáveis, com menos resíduos e mais eficiência”, explica. A profissional, que iniciou sua trajetória como estagiária, atua há nove anos na empresa.

Outro case de sucesso é o projeto liderado por Ludmila Baltazar, que reduziu o consumo de nitrogênio e gerou economia de R$ 2,5 milhões. “Essa conquista mostra como a engenharia química é essencial para o avanço das indústrias”, destaca Leonardo Santa Rosa, engenheiro de produção.

Com a digitalização da indústria, os desafios se multiplicam. Inteligência artificial, automação e análise de dados fazem parte da rotina desses profissionais. “A base da engenharia química continua a mesma, mas os processos são cada vez mais inteligentes. A IA está mudando o perfil do engenheiro”, analisa Andressa.

Segundo Ana Luiza Salustino, gerente de Pessoas & Organização da Braskem, habilidades como curiosidade científica, visão sistêmica e capacidade de trabalhar com diferentes gerações são diferenciais. “Buscamos profissionais que saibam integrar tecnologia e inteligência humana para gerar resultados sustentáveis”, afirma.

A engenharia química é, sem dúvida, uma carreira do futuro. E mais do que isso: uma profissão que transforma o mundo hoje. Como define Andressa, “é mágico ver a teoria virar realidade e saber que você faz parte dessa transformação”.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.