Empresário é alvo de operação contra aliciamento de jogadores de futebol

Empresário alvo de operação na Bahia é suspeito de tentar manipular jogo do Londrina

Polícia
Empresário é alvo de operação contra aliciamento de jogadores de futebol

O Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), cumpriu nesta sexta-feira (12) dois mandados de busca e apreensão em Salvador contra um empresário investigado por tentativa de aliciamento de atletas do Londrina Esporte Clube.

A ação faz parte de uma investigação do Núcleo Regional de Londrina do Gaeco do MP do Paraná, que apura crimes de manipulação de resultados esportivos. A operação na capital baiana contou com o apoio do Comando de Policiamento em Missões Especiais da Polícia Militar, através do Batalhão de Choque.

No total, seis mandados foram cumpridos, sendo quatro na cidade catarinense de Itapema, pelo Gaeco do MP de Santa Catarina.

Tentativa de manipulação na Série C

De acordo com as investigações, o empresário, junto a outro suspeito, teria oferecido R$ 15 mil para que pelo menos um jogador do Londrina cometesse uma falta e recebesse cartão amarelo nos primeiros 27 minutos da partida contra o Maringá, válida pela Série C do Campeonato Brasileiro, realizada em 26 de abril deste ano.

A proposta teria sido feita horas antes da bola rolar no Estádio do Café, em Londrina. O clube paranaense denunciou o caso à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que acionou a Polícia Federal. O caso foi encaminhado ao Gaeco, que iniciou as apurações.

Crimes previstos na Lei Geral do Esporte

As investigações apuram possíveis crimes previstos na Lei Geral do Esporte (14.587/2023), especificamente nos artigos 198, 199 e 200, que tratam de práticas que atentam contra a incerteza e integridade do resultado esportivo.

O MP destacou que segue trabalhando em cooperação com órgãos de outros estados para aprofundar as investigações e coibir esquemas que comprometam a lisura das competições nacionais.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.