Emissão do relatório zerésima comprova inexistência de votos no sistema de totalização das eleições
Cerimônia, aberta à sociedade, ocorreu neste sábado (5), em todas as zonas eleitorais do estado
Como parte dos preparativos para as Eleições Municipais de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, na tarde deste sábado (5/10), a cerimônia de Emissão do Relatório Zerésima em todas as zonas eleitorais do estado. Através desse procedimento, a Justiça Eleitoral confirmou a inexistência de votos computados previamente no Sistema de Gerenciamento de Totalização das Eleições (SISTOT).
O presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto acompanhou a cerimônia. A condução do procedimento foi realizada pelo juiz eleitoral Raymundo Costa, que destacou a emissão do relatório zerésima como “mais uma camada de segurança que demonstra, não só a transparência, como a lisura do processo eleitoral e sobretudo a segurança das urnas eletrônicas”.
Como é feito o procedimento
O Sistema de Gerenciamento de Totalização das Eleições (SISTOT) foi acessado com uma senha específica, e o relatório comprovou que não havia votos registrados previamente às eleições, tanto na 4ª Zona Eleitoral, que é a totalizadora, quanto nas demais zonas eleitorais de Salvador. Por fim, o relatório foi impresso, disponibilizado aos presentes para verificação da sua integridade e assinado pelo Juiz Raymundo César Dória Costa, também presidente da Junta Eleitoral.
A cerimônia, aberta a veículos de imprensa, partidos e órgãos fiscalizadores, foi acompanhada pela Associação de Defensoras e Defensores da Bahia (ADEP-BA).
Estiveram presentes do TRE-BA a Secretária-Geral da Presidência, Maria do Socorro Carvalho; o Diretor-Geral do órgão, Raimundo de Campos Vieira; o Secretário de Tecnologia da Informação, André Cavalcante; a Secretária de Planejamento de Estratégia, Inovação e Eleições, Luciana Bichara; e a secretária de Auditoria Interna, Catiuscia Oliveira.
Por: TRE-BA
Comentários: