Em resposta ao MP, Bahia descarta uso de área quilombola para construir novo CT

Bahia nega interesse em área quilombola

Esporte
Em resposta ao MP, Bahia descarta uso de área quilombola para construir novo CT
Foto: Letícia Martins/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia SAF informou oficialmente ao Ministério Público Federal (MPF) que não pretende adquirir ou utilizar áreas no território quilombola de Quingoma, em Lauro de Freitas (BA), para a construção de seu novo Centro de Treinamento (CT).

A manifestação ocorreu após o MPF emitir ofícios alertando para o risco de violação de direitos da comunidade tradicional de Quingoma, que possui reconhecimento oficial como território quilombola. O órgão federal também acionou o Incra, a Prefeitura de Lauro de Freitas e a Embasa, solicitando que não autorizem empreendimentos na região.

Segundo o clube, “não há quaisquer tratativas em andamento visando à aquisição de áreas inseridas na poligonal do território de Quingoma para construção de empreendimento”. A declaração foi considerada positiva pelo MPF, que reforçou a necessidade de respeito às normas constitucionais e aos direitos das comunidades tradicionais.

O procurador da República Ramiro Rockenbach destacou que o caso não se limita a uma disputa fundiária. “Trata-se de direitos humanos, justiça climática e preservação de patrimônio coletivo. O Brasil, como sede da COP30, precisa demonstrar responsabilidade e coerência”, afirmou.

As associações locais — Associação Quilombo Quingoma, Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais do Quingoma e Associação Agrícola Novo Horizonte — manifestaram disposição para o diálogo com a Bahia SAF, caso haja interesse futuro, desde que com respeito à legislação e à consulta prévia.

Confira a resposta:

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.