Em mensagem à Câmara, Bruno Reis faz balanço da gestão, anuncia novas obras e prospecta 2026

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), discursou nesta segunda-feira (2), durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Na tradicional leitura da Mensagem do Executivo aos vereadores, o gestor deixou claro qual será o objetivo do trabalho em 2026: subir o nível e avançar ainda mais. Como destacou, a capital baiana vive um ciclo de avanços constantes nos últimos 13 anos, em todas as áreas, o que tem aumentado a confiança da população na Prefeitura e, também, a expectativa sobre a gestão municipal.
“Eu não tenho dúvida sobre o caminho. A Prefeitura seguirá com ritmo, responsabilidade e foco no essencial. E, pela relação institucional que construímos – de diálogo e respeito – eu confio que esta Casa seguirá no mesmo compasso: firme no debate, madura na fiscalização e parceira no que for necessário para Salvador avançar. Nós sabemos que cada entrega puxa a régua para cima. Por isso, 2026 começa do jeito que Salvador espera: com responsabilidade fiscal, resultado na ponta e trabalho duro”, disse Bruno Reis em seu discurso.
Balanço da gestão
O prefeito destacou que em 2025, primeiro ano do seu segundo mandato, esteve em toda a cidade: foram 239 inaugurações, ordens de serviço e lançamentos de programas em 112 bairros diferentes. Segundo ele, estar presente nos bairros é essencial, pois é a melhor forma de constatar se a melhoria de vida está, de fato, chegando às pessoas, na ponta.
“Eu aprendi governando Salvador: é no bairro que a gente mede se a cidade está funcionando. No bairro, não tem filtro. O cidadão percebe quando a escola melhora, quando a saúde responde, quando a praça vira espaço de família, quando a rua deixa de alagar, quando a Prefeitura aparece – e aparece de verdade”, completou Bruno Reis.
Avanços
Boa parte dessa sensação geral de melhoria de vida, segundo Bruno Reis, deve-se ao fato da Prefeitura ter assumido cada vez mais desafios, em diferentes áreas – alguns, inclusive, que são a priori obrigações do estado. O grande exemplo é o Novo Mané Dendê, a maior obra de requalificação urbana da história de Salvador, que abrange, sobretudo, entregar saneamento básico, qualidade ambiental e moradia digna à população do Subúrbio Ferroviário.
“Atribuo sobretudo a projetos estruturantes que estamos levando a áreas antes sequer pisadas por prefeitos. Nos próximos dias, iniciaremos as obras na comunidade do Pé Preto, no Nordeste de Amaralina, e estamos finalizando o projeto da Cidade de Papel, no Bairro da Paz. Mas, o Mané Dendê é realmente o maior exemplo. Eu confesso a vocês: toda vez que vou ao Mané Dendê, eu me emociono. Onde antes milhares de moradores conviviam com alagamentos de esgotos entrando por suas casas, hoje vemos a maior mudança sócio-urbana-ambiental da cidade”, disse Bruno Reis.
O prefeito destacou que em 2026 vai finalizar o programa Mané Dendê entregando o terminal de ônibus, mais 224 moradias, CRAS, CAPS, Centro Comunitário, Centro Cultural e Teatro. Além da obra da Arena Aquática, que já começou, com piscina semi-olímpica para aulas gratuitas de natação, hidroginástica e lazer. Além disso, a Prefeitura vai iniciar a obra do Teleférico, com 4,3 km, conectando Praia Grande ao metrô em Campinas de Pirajá.
Responsabilidade
Bruno Reis lembrou que, apesar de todos os avanços de Salvador em educação, saúde, mobilidade e infraestrutura, há uma grande queixa que não permite o cidadão viver a cidade plenamente: a falta de segurança pública. “O morador tem uma preocupação que atravessa todas as outras. Porque ela decide a hora de sair de casa, a hora de voltar, o trajeto de ônibus, a rotina do comércio e o direito mais básico de uma família: viver sem medo”, disse.
Investimento em segurança
O prefeito destacou que a gestão municipal ampliou e modernizou a Guarda Civil Municipal, que tem hoje 1.056 homens e mulheres treinados e armados. Além disso, a Prefeitura assumiu a vigilância ostensiva do Centro Histórico e áreas turísticas. Foram implantadas quase 2,5 mil câmeras de monitoramento em postos de saúde, escolas e áreas públicas. Além disso, a cidade está implementando 800 abrigos de ônibus com câmeras, internet e botão de emergência.
A capital baiana também registrou, entre 2023 e 2025, uma redução pela metade dos casos de feminicídio, ao contrário da Bahia e do Brasil. Este período coincide com a implantação da Casa da Mulher Brasileira, do Núcleo contra o Feminicídio, da Patrulha Guardiã Maria da Penha e do programa Botão Lilás, que permite à vítima de violência doméstica acionar imediatamente a Guarda Municipal.
“Além disso, a nossa gestão criou a Ronda Escolar e a Operação Arcanjo Azul, de patrulhamento em pontos de ônibus. E vamos continuar avançando através do Plano Municipal de Segurança Pública, matéria em tramitação nesta Casa, que nos dará acesso a mais recursos e tecnologias de inteligência”, completou o prefeito, citando um importante projeto que será discutido na Câmara Municipal em 2026.



Comentários: