Em Brasília, Bruno Reis participa de lançamento de plataforma da FNP para prevenção de desastres climáticos

Política
Em Brasília, Bruno Reis participa de lançamento de plataforma da FNP para prevenção de desastres climáticos
Foto: Divulgação/FNP

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou nesta sexta-feira (25), em Brasília, do lançamento da nova Plataforma Digital de Boas Práticas da Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD), órgão da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP). Acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, o prefeito destacou o papel estratégico que a ferramenta terá na disseminação de soluções inovadoras a serem adotadas pelos municípios brasileiros para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e prevenir desastres.

Bruno Reis, que é vice-presidente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da FNP e presidente da CASD, destacou a experiência da Codesal com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), uma das práticas presentes na ferramenta. A plataforma está disponível através do site casd.fnp.org.br e reúne cases de sucesso de todo o país para que outros prefeitos e secretários repliquem em suas cidades.

“Estamos vendo no Brasil e no mundo as consequências da emissão de gases que intensificam o efeito estufa, levando ao aquecimento global. Fenômenos da natureza têm ocorrido com mais intensidade, em épocas inesperadas. Em Salvador, por exemplo, historicamente as chuvas acontecem entre março e junho, mas estamos em julho enfrentando fortes chuvas — e já registramos chuvas atípicas até mesmo em novembro do ano passado. Isso sem falar nas temperaturas elevadas no verão”, disse Bruno.

O prefeito afirmou que a emergência climática exige união dos municípios, e a ferramenta da FNP veio para fomentar o intercâmbio de ideias entre eles. “Essa plataforma é um marco para inspirar e orientar outras cidades, promovendo um Brasil mais preparado e resiliente. As mudanças no clima exigem de nós, gestores, capacidade de adaptação e preparo para o enfrentamento”, completou.

O evento foi realizado na sede da FNP na capital federal e contou com a participação de representantes do Governo Federal, do Ministério do Meio Ambiente, da organização de pesquisa climática WRI Brasil e do banco Itaú, além de diversos prefeitos de todo o país. Bruno celebrou o crescimento da CASD: “De abril a julho, conseguimos a adesão de 50 gestores municipais. Isso mostra que os municípios estão comprometidos com a pauta da adaptação, da resiliência e da prevenção. Precisamos compartilhar o que está dando certo.”

A iniciativa da Prefeitura de Salvador ao criar o Cemadec e o sucesso da sua operação foram apresentados pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, na palestra ‘Monitoramento Climático e Gestão de Riscos em Tempo Real’. A trajetória da coordenadoria desde 2015, a montagem da equipe especializada, os equipamentos que compõem a rede municipal de prevenção, entre outras informações técnicas, foram alguns dos tópicos da apresentação.

Criada em 2022, a CASD passou por um processo de reestruturação em 2025, assumindo sua configuração atual como Comissão Permanente da FNP de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres. A nova fase fortalece o diálogo com a agenda climática nacional, promovendo a cooperação entre as cidades e o fortalecimento das defesas civis locais. O órgão tem como objetivo “acompanhar, de forma permanente, a pauta de adaptação urbana e gestão de riscos e desastres junto aos órgãos competentes a fim de contribuir com a construção e promoção de instrumentos, estratégias e políticas públicas nestas agendas.”

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.