Eliminatórias Sul-Americanas chegam ao clímax com rodada decisiva hoje

Reta Final das Eliminatórias: Três Vagas em Aberto e Muita Emoção na Disputa

Esporte
Eliminatórias Sul-Americanas chegam ao clímax com rodada decisiva hoje
Divulgação/Fifa

A contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2026 está em sua fase mais dramática na América do Sul. A 17ª e penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas será realizada nesta quinta-feira (4), com cinco jogos que podem selar o destino de algumas seleções e deixar a disputa ainda mais acirrada pela última vaga.

Até o momento, apenas três equipes já garantiram sua passagem para o Mundial de forma matemática: a atual campeã Argentina, o Equador e o Brasil. A Canarinho, com sua classificação já assegurada, entra em campo no Maracanã apenas para cumprir tabela, mas as outras seleções vivem uma verdadeira batalha pela classificação direta.

A briga pelas três vagas restantes, além da vaga na repescagem, está intensa. Uruguai, Paraguai e Colômbia são os candidatos mais fortes e podem, inclusive, garantir a classificação nesta mesma rodada, caso vençam seus respectivos confrontos. Uma vitória do Uruguai contra o Peru, do Paraguai contra o Equador e da Colômbia contra a Bolívia carimbariam o passaporte de cada uma delas para a Copa do Mundo de 2026.

Cenário da Repescagem e as Lutas pela Sobrevivência

Com a possível definição das vagas diretas nesta rodada, a disputa se concentraria na vaga da repescagem, atualmente em jogo entre Venezuela e Bolívia. A seleção venezuelana enfrenta a poderosa Argentina fora de casa, um desafio de peso para suas ambições. Já a Bolívia, que joga contra a Colômbia, ainda tem chances de surpreender e se manter na briga.

Para o Peru, a situação é mais crítica. A equipe tem apenas uma possibilidade remota de ir à repescagem, mas uma derrota para o Uruguai na noite de hoje acabaria com qualquer chance matemática. O drama é um contraste com a situação do Chile, que já está eliminado da disputa.

É importante lembrar que o novo formato das Eliminatórias Sul-Americanas garante seis vagas diretas para a Copa do Mundo. A sétima seleção na tabela de classificação disputa uma repescagem intercontinental contra equipes da Ásia ou Oceania, uma nova oportunidade para quem ficar na ponta.

Os jogos da 17ª rodada terão um horário unificado para evitar qualquer tipo de benefício a uma ou outra seleção. Todas as partidas, com exceção do jogo do Brasil, que terá um horário um pouco mais tardio, acontecerão às 20h30 (horário de Brasília).

Confira os confrontos que prometem muita emoção nesta noite:

  • Paraguai x Equador, às 20h30 (de Brasília), no Defensores del Chaco, em Assunção;
  • Uruguai x Peru, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu;
  • Argentina x Venezuela, às 20h30 (de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires;
  • Colômbia x Bolívia, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla;
  • Brasil x Chile, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, Rio de Janeiro.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Logo Sou da Bahia
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.